Confira a histórica travessia entre o Caribe e o Brasil sem usar o motor na edição do mês

Por: Redação -
21/07/2017
Foto: Arquivo Pessoal

Maluco. Foi o que pensaram, ou disseram, alguns velejadores brasileiros que se encontravam no Caribe ao saber que o fluminense Luciano Guerra, como capitão do barco, na condição de delivery, pretendia soltar as amarras de um veleiro Kiribati de 36 pés e, sem a ajuda do motor, rumar diretamente para o Brasil, como pouquíssimos ousaram e ninguém conseguiu concluir sem gastar um caminhão de dinheiro com a compra de diesel.

Ele planejava voltar para casa na “contramão”, ou seja, no sentido contrário aos ventos e às correntes marítimas predominantes, que se deslocam de leste para oeste, à razão de 3 a 4 nós. Especialista em meteorologia náutica, Luciano sabia — quando apontou a proa rumo a Fernando de Noronha na ilha caribenha de St. Martin — que o segredo para vencer os fatores climáticos adversos da região estava em aproveitar uma corrente favorável, de deslocamento para leste, cuja existência a maioria dos velejadores ignora e, por isso, na hora de voltar para o Brasil, acaba seguindo antes até a Europa para, só então, alcançar a nossa costa.

Esse fluxo favorável tem nome: Contracorrente Norte Equatorial, uma espécie de rio de água salgada que corre para leste e que está posicionado exatamente entre as duas outras correntes (essas sim, familiares aos velejadores) que fluem para oeste: a Corrente Norte Equatorial (NEC) e a Corrente Sul-Equatorial (SEC). A história completa você confere na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta sexta-feira (3) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Na belíssima Marina da Glória, "Mergulho Day" terá quatro nomes de peso falando sobre a prática

    Rio Boat Show 2024: assista à transmissão ao vivo do sexto dia!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Desfile de Barcos promete iluminar as águas do Rio Boat Show na noite desta sexta-feira (3)

    Destaques dos estaleiros navegarão na passarela náutica em espetáculo recheado de luzes e música ao vivo

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha de 16,6 pés sai a partir de R$ 147 mil