Antiga fábrica de barcos é encontrada no Egito

Por: Redação -
25/02/2019

O Egito anunciou que arqueólogos encontraram uma antiga oficina usada para construir e reparar barcos que data da era do ptolemaico (de 332 a.C a30 a.C) em Sinai.

O Ministério das Antiguidades do Egito disse que as escavações foram feitas no sítio arqueológico de Tel Abu Saifi, no norte da Península de Sinai. Acredita-se que esta região tenha sido a localização do forte romano de Silla.

Mostafa Waziri, secretário-geral no Conselho Supremo das Antiguidades, disse que a oficina incluíam dois estaleiros onde era construída ou reparada uma das formas mais valiosas de transporte dos tempos antigos – os barcos que navegavam no Rio Nilo.

O jornal Luxor Times informa que as docas secas que foram encontradas eram dois edifícios de calcário que eram separados por uma estrutura central retangular. A maior das duas docas secas tinha 6 metros de largura e 25 metros de comprimento, fornecendo o espaço necessário para que os navios antigos entrassem.

Nadia Khedr, diretora de Antiguidades do Baixo Egito, disse ao Luxor Times que as docas secas caíram em desuso quando o lago e a ramificação próxima ao rio Nilo secaram. No entanto, os grandes blocos de calcário foram movidos e reutilizados para outro projeto.

O rio Nilo é considerado a força vital do antigo Egito e alguns dizem que a civilização nunca teria subido a níveis tão elevados sem a extensa hidrovia. A cultura e a história egípcia antiga estão fortemente ligadas ao Nilo. No lado espiritual, acreditava-se ser uma passagem da vida até a morte, o local onde a divindade Hapi, trouxe fertilidade à terra com inundações anuais.

Mas o Nilo também foi a chave para o desenvolvimento socioeconômico e o sucesso do antigo Egito – para o cultivo, pesca e comércio. Na maior parte do tempo, o rio de fluxo lento foi uma escolha agradável para os marinheiros.

Pequenas balsas de papiro, feitas a partir dos juncos que cresciam perto do Nilo, tiveram um upgrade mais tarde para barcos de madeira maiores e mais resistentes, que continuaram o fundo plano e um estilo quadrado de popa dos seus antecessores em papiro.

A adição de velas quadriláteras permitiu que os antigos egípcios expandissem a sua zona de comércio e aumentassem seu contacto, e às vezes batalhas navais, com outras culturas.

Evidências de comércio e pesca também foram notadas nas escavações de Tel Abu Saifi. Arqueólogos desenterraram cerâmica local e importada, bem como ossos de peixes do rio Nilo. As descobertas na oficina incluem vigas de madeira decompostas que poderão ser os restos de um barco ou feitos para consertar um, e unhas de bronze e metal de várias formas e tamanhos para construir e consertar navios.

O período greco-romano no Egito estende-se desde a sua queda até Alexandre, o Grande, no século IV a.C. para a conquista islâmica no século VII. O Egito espera que tais descobertas estimulem o turismo, que sofreu um grande revés durante a agitação que se seguiu à revolta de 2011.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta sexta-feira (3) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Na belíssima Marina da Glória, "Mergulho Day" terá quatro nomes de peso falando sobre a prática

    Rio Boat Show 2024: assista à transmissão ao vivo do sexto dia!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Desfile de Barcos promete iluminar as águas do Rio Boat Show na noite desta sexta-feira (3)

    Destaques dos estaleiros navegarão na passarela náutica em espetáculo recheado de luzes e música ao vivo

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha de 16,6 pés sai a partir de R$ 147 mil