Em Santos
Com a participação de mais de 40 embarcações das classes Oceano e monotipos, foram disputadas simultaneamente neste sábado 14 de junho na baía de Santos a 5ª etapa do Circuito Santista de Vela e a Regata Batalha do Riachuelo, comemorando o 149º aniversário da data mais importante da Marinha do Brasil.
Com a organização da Diretoria de Vela do Clube Internacional de Regatas e apoio da SOAMAR – Sociedade Amigos da Marinha, Marinha do Brasil e Iate Clube de Santos, a regata contou com o acompanhamento do “Navio Patrulha Gurupá “ do “Aviso Patrulha Espadarte” da Lancha Cavala da Marinha do Brasil e a participação do núcleo de Praia Grande do Projeto Navega São Paulo que proporciona a 600 alunos da rede pública de ensino a iniciação nos esportes náuticos.
O veleiro Rudá foi o melhor da classe IRC, seguido pelo H3+ e pelo Mandinga. Na RGS Cruiser o Chrispin dominou o fim de semana. O Inti venceu na RGS-A e o Aloha foi o campeão na RGS-B.
Após a regata os velejadores foram recebidos com um churrasco na sede náutica do CIR onde foi realizada a premiação que contou com a presença do Comandante do 8º Distrito Naval Vice-Almirante Lizeo Zampronio, Capitão dos Portos de São Paulo Capitão de Mar e Guerra Ricardo Gomes, os Presidentes da SOAMAR João Bala, do Clube Internacional de Regatas Vidal Sion além de diretores das duas Associações.
Durante a premiação foi feita uma homenagem póstuma ao velejador e associado do CIR Paulo Cezar Parri falecido no mês de maio.
A expressiva participação dos velejadores, assim como o apoio da Marinha do Brasil ressaltam a importância da preservação da cultura náutica na cidade que sedia o maior e mais importante porto da América Latina.
Acesse o site da competição para conferir os resultados completos: www.shownautica.com.br
Foto: Ale Andreazzi/Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp