Marinha do Brasil inicia Operação Verão 2019 no Amazonas


A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), subordinada ao Comando do 9° Distrito Naval (Com9°DN), realiza a Operação Verão 2019. A ação visa intensificar a fiscalização sobre embarcações de recreio e lazer nos rios, praias e balneários do Amazonas.
Em Manaus, a ação acontece por meio da fiscalização de embarcações de esporte e recreio (jet-skis, lanchas e iates) nas principais praias: Ponta Negra, da Lua, Tupé, Dourada, Prainha; e nas Marinas localizadas no Igarapé do Tarumã. Durante as abordagens, os Inspetores Navais da CFAOC verificam a documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, visando a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.
Ações educativas também estão sendo realizadas, por meio de palestras em escolas e marinas da cidade, orientando e educando a população quanto à importância da mentalidade marítima. Já foram realizadas mais de 390 abordagens às embarcações, 25 notificações e quatro apreensões.
A operação também contribui para melhorar a segurança das pessoas que viajam nessas embarcações assim como a dos banhistas, que utilizam as praias dos rios para lazer, visando a redução de acidentes. Vale ressaltar que a responsabilidade do cumprimento das Leis da Segurança da Navegação compete também aos proprietários e condutores das embarcações.
Caso o passageiro constate alguma irregularidade, ele poderá contribuir denunciando pelo telefone (92) 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, ou pelo 185.
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Conhecida como "yacht standard", a moda faz com que embarcações funcionem como extensões imobiliárias de luxo; evento vai de 24 a 29 de setembro
Competição chegou à 6ª edição em Fortaleza e serviu como preparação para o Mundial de Vela 2027, etapa classificatória para os Jogos Olímpicos 2028
Modelo do estaleiro italiano Riva, o 3º da marca sob posse do piloto, segue um visual clássico que alia materiais como madeira e couro
Empresário, natural do distrito de Leiria, em Portugal, fundou a empresa ao lado da esposa Yolanda Cristina
Prestes a completar 17 anos, Erik Scheidt esteve entre os cinco melhores colocados em 10 das 11 regatas da classe ILCA 6 disputadas na Dinamarca




