Furnas usará embarcação para limpeza do rio Paraíba do Sul

Por: Redação -
10/12/2019

A partir deste mês, a limpeza do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício, no rio Paraíba do Sul, será reforçada. Furnas passará a utilizar embarcação destinada exclusivamente à coleta de lixo flutuante e macrófitas aquáticas no reservatório da UHE Anta e nos reservatórios de interligação com a Usina de Simplício. O barco, tipo catamarã, com propulsão a motor de 40HP e 7,50 metros de comprimento, possui capacidade para transportar até duas toneladas de resíduos flutuantes de uma só vez. O material reciclável coletado será doado para associações locais de catadores e as macrófitas aquáticas são separadas para compostagem para uso como adubo orgânico no plantio de mudas na Área de Preservação Permanente.

De acordo com Geovane Abraão, gerente da Divisão de Operação de Simplício, a embarcação em fibra de vidro irá oferecer maior segurança na limpeza dos reservatórios e agilidade para remoção dos detritos sólidos flutuantes. O barco coletor, que será operado por duas pessoas, terá função essencial na transferência das macrófitas flutuantes e os resíduos sólidos do reservatório para o ambiente terrestre. Após a coleta em água, os resíduos passam por uma triagem e posterior descarte.

Segundo Abraão, aquisição do barco visa a remoção das macrófitas antes de sua proliferação e retirada do lixo antes de acúmulos, assim como evitar problemas ambientais, perdas de eficiência operacional das Usinas. A limpeza do lixo flutuante é feita sempre que necessário. Nos períodos chuvosos, a frequência da coleta nos reservatórios chega a ser de 15 em 15 dias para evitar que os detritos se acumulem e seja necessário o desligamento das Unidades Geradoras para remoção dos materiais.

Furnas não é geradora desses detritos, que chegam aos reservatórios trazidos pelas águas dos rios Piabanha, Paraibuna e Paraíba do Sul. Porém, para evitar que os resíduos obstruam as grades da tomada d’água das usinas e danifiquem os equipamentos, a empresa instalou retentores de detritos para conter os detritos flutuantes e facilitar sua retirada. A nova embarcação complementará este processo de limpeza. No Aproveitamento de Simplício, todos os resíduos sólidos recicláveis coletados são doados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Além Paraíba, beneficiando 14 famílias, e para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Cooper Elizabeth de Sapucaia, beneficiando em torno de 10 famílias.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público