ACOBAR emite nota contra festa que aconteceu no litoral paulista nesta quinta-feira

Por: Redação -
18/09/2020
Foto: Reprodução/Jimmi Drone Guarujá
Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente: @revista_nautica      

Nesta quinta-feira (17), imagens registraram no Guarujá, litoral paulista, centenas de pessoas, espalhadas em dezenas de embarcações, realizando uma festa no mar. O local conhecido como Canto do Tortuga, no bairro da Enseada, foi onde tudo ocorreu. Segundo a prefeitura da cidade, o episódio proibido pelos decretos municipais de combate ao coronavírus, contou com aproximadamente 350 pessoas e se iniciou por volta das 15h. Com isso, a ACOBAR (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos), emitiu uma nota de repúdio relacionada ao ocorrido. Veja:

“A ACOBAR (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos) vem manifestar o seu repúdio em decorrência do evento/festa realizada no mar que ocorreu na tarde de 17 de setembro, na baixada Santista, Canto da Tortuga. O qual, conforme podemos visualizar nas imagens, desrespeitou as medidas de prevenção ao novo corona vírus e o distanciamento social.

Ocorre que tais ações não se coadunam com a missão da ACOBAR, mostrando apenas amplo desrespeito à fase em que vivemos, uma vez que a ACOBAR e seus associados, prezam por um ambiente náutico sadio, onde uma de nossas principais diretrizes é o BEM ESTAR de todos os que vivem no mundo náutico.

A ACOBAR preconiza o uso dos equipamentos náuticos com o objetivo de ampliar não só a saúde física como a mental, se opondo frontalmente a este tipo de utilização.

Estamos atentos à expressões e atitudes desta natureza e não compactuamos em nenhuma hipótese tais práticas”, completou a Associação.

Festa frame Guarujá
Foto: Reprodução/Jimmi Drone Guarujá

De acordo com o portal G1, o evento foi abertamente divulgado em redes sociais e possuiu centenas de confirmações de presenças. A Prefeitura do Guarujá se manifestou em nota informando que enviou equipes da Força-Tarefa, da Guarda Civil Municipal (GCM), fiscais de postura e comércio e a Polícia Militar, para barrar a festa. Porém, os organizadores ainda não foram identificados.

Leia também

» Estaleiro Real tem participação garantida no São Paulo Boat Show 2020

» 23º São Paulo Boat Show contará com a presença da Ventura Marine

» Intermarine Yachts confirma participação no São Paulo Boat Show 2020

Além disso, no episódio, um homem foi flagrado sem máscara jogando diversas cédulas de dinheiro no mar em forma de “ostentação”. Foram avistadas lanchas, jets, escunas com dezenas de pessoas e iates.

Festa frame notas
Foto: Reprodução
Por Felipe Toniolo, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico