Associação estadunidense dá dicas de como iluminar embarcações com segurança

Por: Redação -
17/12/2020

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A BoatUS, associação estadunidense de proprietários de barcos, aconselha navegadores sobre iluminação decorativa não apropriada para a navegação. Muitos proprietários gostam de investir em luzes de LED diferenciadas para o seu barco. O que eles não sabem é que, se instaladas no lugar errado, esses leds podem fazer com que outros navegadores os interpretem da forma errada, podendo acarretar em um risco à segurança.

A customização de barcos, apesar de ter se tornado cada dia mais comum e promover a criação de personalidade de uma embarcação, também tem seu lado ruim. Com opções que vão de cordas à iluminação subaquática, o maior desafio das soluções em iluminação é, principalmente, a imagem delas com o barco em movimento.

Partindo desse dilema, a Fundação BoatUS para Segurança Náutica e Água Limpa, organização sem fins lucrativos presidida por Chris Edmonston, divulgou duas dicas para a hora de comprar e instalar as luzes decorativas em cada barco.

boatUS

Leia também

» Estaleiro austro-italiano lança moderna linha de barcos customizados Mini Ilumen. Conheça

» Conheça o maior projeto da Azimut Yachts: o Grande Trideck de 38 metros

» Estaleiro Italiano apresenta lancha de 67 pés com acabamento de superiate

A primeira é: “Quando em movimento, evite exibir qualquer luz que possa ser confundida com uma luz de navegação ou outro tipo de embarcação. Ao instalar iluminação LED decorativa, passar a fiação para um único interruptor mestre permite que você desligue facilmente todas as luzes não essenciais antes de sair. Lembre-se de que luzes azuis piscantes são reservadas para a aplicação da lei – à distância, a ação das ondas combinada com o balanço constante de luzes azuis de alta intensidade abaixo da linha d’água pode dar a aparência de uma embarcação policial”.

E a segunda: “Não instale luzes decorativas que impeçam o operador de manter uma boa vigilância. Ao correr entre o pôr-do-sol e o nascer do sol, é fundamental que aqueles que estão atrás do volante mantenham sua visão noturna, então o objetivo número um é manter a luz longe dos olhos do operador. O brilho da iluminação estética, como luzes LED de corda enroladas em uma estação de leme, pode prejudicar a visão noturna”.

boatUS

A Fundação BoatUS para Segurança Náutica e Água Limpa é financiada majoritariamente por doações de membros da BoatUS, e trabalha para promover uma navegação segura, limpa e responsável. Além disso, ainda oferece alcance educacional diretamente para velejadores e pescadores com o objetivo de reduzir acidentes e fatalidades. Hoje, são 36 cursos estaduais gratuitos, que podem ser encontrados (em inglês) no site: boatus.org/courseline/

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Chegou o dia! Começa hoje o Rio Boat Show 2024

    25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina tem início neste domingo, na Marina da Glória

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024