Opinião

Por: Redação -
04/08/2014

Os irmãos Renata Bellotti e Marcelo Bellotti estão confiantes na vela brasileira na Rio-2016. Os especialistas na modalidade acreditam que, mesmo com a possível saída da Star – classe mais vitoriosa da vela nacional em Olimpíadas – a seleção brasileira fará um bom papel na raia da Baía de Guanabara em dois anos. Em toda a história são 17 pódios, perdendo apenas para o judô. Segundo Renata Bellotti, o Brasil tem reais chances de pódio em pelo menos cinco classes: Laser, 49erFX, Finn, RS:X e 470.

“Ainda não estão definidos os classificados, mas os resultados internacionais podem nos dar um parâmetro. Na Laser, o Robert Scheidt dispensa apresentação, pois é o maior medalhista olímpico. Na 49erFX, a dupla Martine Grael/Kahena Kunze domina o ranking da Federação Internacional de Vela (Isaf). Na Finn, o Jorginho Zarif é o atual campeão mundial. Já na 470, Fernanda Oliveira/Ana Barbachan estão voando. Por fim, o Bimba e a Patrícia Freitas se destacam na RS:X. Na maioria das classes, pelo menos um velejador está a altura para substituir os titulares”, contou Renata Bellotti. “Cito também o esforço feito pela Fernanda Decnop. A velejadora de Laser está investindo o que tem e o que não tem para a campanha olímpica”.

Incentivadora da vela feminina, Renata Bellotti está confiante nas meninas do País. A velejadora da equipe F7 SerGlass lembra que, pela primeira vez na história, o Brasil tem chance de sair com pelo menos três medalhas entre as mulheres. “As meninas estão velejando mais e participando de regatas olímpicas e oceânicas. Isso é importante e motiva as atletas. Claro que a Olimpíada no Brasil potencializa os resultados, mas as meninas provam que estão bem. Liderar ranking da Isaf e ficar sempre entre as top 10 é um bom indício”. A única medalha feminina do Brasil na vela foi em Pequim-2008 com Fernanda Oliveira/Isabel Swan na 470.

Star fora? – Em 2014, Marcelo Bellotti decidiu de vez fazer campanha na classe Star. Mesmo sabendo que a categoria poderia ficar de fora da Rio-2016, o velejador da F7 SerGlass apostou no barco, que é apontado como o mais técnico da vela. As informações indicam que ainda há uma pequena chance da Star voltar ao calendário. Velejadores e confederações fizeram esforços em prol da categoria, mas até agora não surtiu efeito.

“É a classe mais vencedora do nosso esporte. Robert Scheidt, Torben Grael e outros campeões conquistaram medalhas na categoria, mas infelizmente decidiram tirar a categoria. Ainda há esperança e, se abrir uma campanha olímpica, vou tentar a vaga. O Star é o melhor barco para se velejar”, disse Marcelo Bellotti.

As classes Nacra e 49erFX entraram no cronograma da Olimpíada nos lugares de Star e Match Race.

Foto: Fred Hoffmann

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra lança 2ª geração do modelo 212 no Rio Boat Show 2024

    Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água

    Focada em desempenho, Azov Yachs exibe lancha que navega em 70 cm de água

    Estaleiro, presente pela primeira vez no Rio Boat Show, anunciou novos projetos para o ano que vem

    NX Boats define NX 44 Pininfarina como “grande lançamento” do Rio Boat Show 2024

    Rasgando elogios, estaleiro colocou a novidade pela primeira vez sobre águas cariocas

    Confira a transmissão ao vivo do segundo dia de Rio Boat Show 2024!

    Canal NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Ventura revela lançamentos para 2025 e destaca nova V550 durante o Rio Boat Show

    Estande da marca no salão conta com 7 barcos de 19 a 55 pés; novas lanchas devem ser apresentadas no São Paulo Boat Show