Marinha do Brasil chega à fase final para construção de navio polar

Por: Redação -
31/03/2021

A Marinha do Brasil já havia divulgado, em fevereiro de 2019, a intenção de construir um navio polar (ou navio de apoio antártico — NApAnt). O projeto evoluiu e, agora, em 2021, as últimas fases da construção se aproximam.

Recentemente, a Marinha divulgou que três propostas disputam a fase final para a construção do navio. Os concorrentes são os estaleiros Wilson Sons (de São Paulo), Jurong Aracruz (do Espírito Santo) e o ICN (do Rio de Janeiro).

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

As três propostas já vieram de uma seleção maior de concorrentes, e a solução escolhida deverá constituir uma sociedade de propósito específico (SPE), para negociação do contrato e construção do navio.

Esta etapa contará com assessoria jurídica, com o intuito de fiscalizar todos os trâmites, junto a uma sociedade classificadora a ser contratada pela SPE vencedora. Os fornecedores deverão atender aos requisitos de qualidade que a classificadora exigir.

navio polar

O objetivo é que o navio possa ser construído entre 2022 e 2025, com a expectativa de geração de 600 empregos diretos e 6 mil indiretos. De acordo com o cronograma atual, a divulgação da melhor oferta acontecerá ainda em meados desse ano.

A Marinha exigirá índice de conteúdo local mínimo de 45%, que será calculado a partir da divisão entre custos diretos de produção local (materiais, serviços e mão de obra direta) dividido pelos custos diretos de produção local e importados (custos totais), conforme critérios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A RFP (request for proposal) estabelece que o navio deverá ser construído em estaleiro situado no Brasil.

Leia também

» 100 anos de história: estaleiro português constrói tradicionais barcos rabelos à mão

» Marinha do Brasil vende porta-aviões por R$ 10 550 000 para virar sucata. Saiba mais

» Veja 9 navios e aviões de guerra submersos que atraem a atenção de turistas oceano afora

Um aspecto ressaltado pela instituição é de que as avaliações das propostas (bem como o processo decisório) deverá seguir todas as normas de boas práticas de governança pública.

Outro requisito são os princípios aplicáveis à admiração pública, pautando-se nas avaliações globais das propostas com base nos critérios definidos na RFP, lançada em 2020, considerando a qualidade técnica e a aderência aos interesses da Marinha.

navio polar

O NApAnt substituirá e desenvolverá as mesmas missões do navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, com capacidades aprimoradas, em função da experiência da Marinha no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e dos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz.

O NApOc Ary Rongel foi incorporado à Marinha do Brasil em abril de 1994 e, a partir de então, a cada ano, opera em média durante seis meses na Antártica.

O mais novo navio polar ganhou o nome de Almirante Maximiano. Ele possuirá velocidade máxima de 10 nós, velocidade de cruzeiro de 9 nós, comprimento máximo de 93,4 metros, e disponibilidade de acomodação em torno de 160 pessoas, entre convidados e tripulação.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista