Nova regata europeia terá largada em junho entre as ilhas de Maiorca e Ibiza

Por: Redação -
08/05/2021

O estaleiro STB Palma (o principal centro europeu para reforma e reparos de veleiros) e a Marina Ibiza (uma das marinas mais exclusivas do Mediterrâneo), uniram forças para criar a mais nova regata europeia: a Ibiza Joysail Regatta.

Esta é a primeira regata de superiates a incluir uma corrida de 70 milhas náuticas entre as ilhas de Maiorca e Ibiza, e a primeira do tipo a ser organizada entre Ibiza e Formentera.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A Ibiza Joysail Regatta tem tudo para se tornar uma nova referência no mundo das regatas de alta performance, e promete uma competição emocionante de 4 dias.

O evento também decidiu recentemente aceitar equipes com barcos medindo menos de 80 pés de acordo com critérios técnicos; esta alteração será publicada em breve no Edital de Regata e será aplicada caso a caso.

O Club Náutico de Ibiza (que é o segundo porto mais antigo das Ilhas Baleares) também foi outro colaborador para que esse projeto pudesse sair do papel. A competição será acompanhada por uma agenda social para todos os gostos — tanto na água quanto em terra — para os proprietários, tripulações e convidados.

Ilhas Baleares - ibiza
Ilhas Baleares

O evento de quatro dias, que seguirá um protocolo de saúde para garantir a segurança de todos os envolvidos, marca um retorno bem-vindo às grandes corridas de iates em alguns dos destinos de vela mais emocionantes e divertidos do mundo.

Nicolás González, capitão do elegante Swan S/Y Nefertiti de 90 pés — desenhado por German Frers — já se inscreveu para a regata e destaca não só o grande apelo deste novo evento, mas os cenários extraordinariamente bonitos das corridas de Ibiza e Formentera também.

“No verão passado, passamos 45 dias navegando em Ibiza, Formentera e seus arredores, e eles realmente são lugares do paraíso”, disse o capitão.

Ilha de Formentera - Ibiza
Ilha de Formentera

“Realmente foi uma das minhas mais belas experiências de navegação a bordo do Nefertiti. É por isso que acreditamos que a regata Ibiza JoySail é uma boa iniciativa e uma excelente maneira de começar a temporada de 2021 a todo vapor. Espero poder navegar e nos divertir com alguns Maxis e Superiates”, completou.

Leia também

» Jorge Zarif estreia no Mundial de Finn 2021 em Portugal

» Robert Scheidt revela estratégia para conquistar, em Tóquio, sua sexta medalha olímpica

» Velejadores da Refeno fecham acordo para disputar rali na Amazônia

As entradas de barcos, como o extremamente competitivo 107 pés S/Y Open Season Wally, comandado por Hugo Ramon, só aumenta a emoção em torno do evento. O marinheiro tem experiências marcantes no seu histórico, como quando ele cruzou o Atlântico sozinho no Mini Transat 2005, com apenas 20 anos.

Sua vasta experiência em corridas será, sem dúvidas, um motivo para os altos níveis de adrenalina e espírito competitivo desta nova regata. Segundo Sebas Vidal, Coordenador Líder de Regatas do Clube Náutico de Ibiza, “o Clube está realmente ansioso para fazer parte deste evento e quer encorajar todos os Maxi e Superiates a virem e desfrutar do que será uma competição fantástica, dentro de um ambiente verdadeiramente único.”

Competição ibiza

O programa da regata terá início no dia 17 de junho de 2021, no Estaleiro STP, em Palma de Maiorca. A competição começa com uma corrida offshore, da Baía de Palma à ilha de Ibiza, e continuará nos três dias seguintes, com corridas costeiras nas águas de Ibiza e Formentera.

Ilha de Maiorca
Ilha de Maiorca

Daniel Marí, Diretor Executivo da Marina Ibiza ainda comentou que “para nós, este projeto é uma oportunidade única de mostrar o nosso pequeno paraíso e proporcionar aos apaixonados pelo mar a melhor vivência das nossas ilhas.”

“Como uma antiga terra de pescadores e corsários, somos grandes amantes do mar e da vela, e estamos convencidos de que este evento permitirá aos proprietários de barcos redescobrir águas onde é realmente maravilhoso navegar, além de desfrutar de um leque ilimitado de serviços de ponta, lazer e entretenimento”, concluiu.

Ilha de IbizaJoan Rosselló, gerente do Estaleiro STP Palma (onde ficará o centro de reparos técnicos em que a maioria das equipes está preparando seus barcos para a competição) foi inicialmente atraído para o evento por seu principal fator de diferenciação: “Em Maiorca existem muitas — e muito importantes — regatas, mas nenhuma que inclua uma corrida de passagem de 70 milhas entre uma ilha e outra. O STP é a base de reparos para muitas equipes de corrida, e até mesmo hospedamos algumas regatas com uma longa história internacional, por isso decidimos apoiar a ideia desde o início”.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Que tal jantar a 5 metros de profundidade? Conheça o restaurante onde é possível

    Under, na comuna de Lindesnes, na Noruega, oferece alta gastronomia sob as águas do Mar do Norte em uma estrutura impressionante

    NX Boats inaugura Concept Store em Maringá com lanchas à pronta entrega

    Quase toda a linha do estaleiro preencheu o novo e estratégico espaço da empresa em sua inauguração, nesta quinta-feira (12)

    Ross Mariner lançará o maior barco de sua história no Rio Boat Show 2026

    Estaleiro levará 6 lanchas ao salão náutico, com direito a 3 lançamentos exclusivos. Evento acontece na Marina da Glória, de 11 a 19 de abril

    Futuro verde: como os interiores dos barcos podem contribuir para uma navegação sustentável

    Do couro de cogumelo ao bambu, materiais ecológicos aplicados na parte interna das embarcações também contribuem para emissões zero

    Quase 25 metros de altura: brasileira pode quebrar recorde mundial no surf de ondas gigantes

    Em Nazaré, durante etapa da WSL Wave Challenge, Michelle des Bouillons encarou uma onda do tamanho de um prédio de sete andares