ACATMAR completa 14 anos de história e realizações em prol da economia do mar
O período também é marcado pela volta de Leandro 'Mané' Ferrari à presidência da associação
A ACATMAR (Associação Náutica Brasileira) comemorou 14 anos de história nesta segunda, 21 de novembro, com ações em prol do mercado da economia do mar, que gera empregos, renda, promove a inclusão social e trabalha para a plena sustentabilidade da atividade.
Náutica Responde: Posso usar qualquer tipo de cabo para amarração do barco?
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A associação elenca variadas ações que marcaram suas iniciativas nesse período, como o trabalho junto ao Governo Federal para a retomada gradual durante o auge da pandemia de Covid-19.
“Com agilidade, sugerimos regras de retorno, acatadas, em um primeiro momento, pelo Governo de Santa Catarina, sede do maior polo náutico do Brasil, para, em seguida, servir de modelo para demais estados da Federação, via Ministério do Turismo”, destacou a diretoria.
Essa iniciativa, por si só, fez o setor crescer, colhendo frutos até hoje. Outro trabalho relevante foi para a continuidade do programa Pró Náutica, que estava em fase de finalização. A ACATMAR mostrou a importância de sua sequência, alertando para os ganhos fiscais de Santa Catarina. Com esta garantia, mais empresas se instalaram no estado.
Outros feitos incluem a legalizações de marinas por meio do Projeto Marina Legal — com custos subsidiados, várias delas puderam estar em acordo com a lei, sem correr riscos de serem fechadas do dia para noite.
A associação também foi responsável por ofertar diversos cursos de capacitação para mão de obra do setor, de estaleiros a marinas, bem como o projeto de preservação das águas Limpeza dos Mares — responsável por retirar mais de 128 toneladas do fundo dos mares, rios, praias e costões –, além de outras iniciativas voltadas ao setor.
Nova diretoria
O aniversário deste ano marca também a eleição de uma nova diretoria, que coordenará as ações pelos próximos quatro anos da ACATMAR, destacando o retorno a presidência de Leandro “Mané” Ferrari, eleito por unanimidade.
Mané Ferrari já ocupou cargos públicos como gerente de Infraestrutura Aquaviária do Estado de Santa Catarina, diretor de Planejamento de Turismo do estado e presidente da SANTUR – Agencia de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção
Lendário Galeb, de 385 pés, serviu na Segunda Guerra Mundial, sofreu bombardeio e foi resgatado pelo governo croata
Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro
Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior
Ao longo de 30 anos, projeto de R$ 8,5 bilhões deve abranger 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios como o Pinheiros e Tietê