ACATMAR completa 14 anos de história e realizações em prol da economia do mar

O período também é marcado pela volta de Leandro 'Mané' Ferrari à presidência da associação

Por: Redação -
22/11/2022

A ACATMAR (Associação Náutica Brasileira) comemorou 14 anos de história nesta segunda, 21 de novembro, com ações em prol do mercado da economia do mar, que gera empregos, renda, promove a inclusão social e trabalha para a plena sustentabilidade da atividade.

A associação elenca variadas ações que marcaram suas iniciativas nesse período, como o trabalho junto ao Governo Federal para a retomada gradual durante o auge da pandemia de Covid-19.

 

“Com agilidade, sugerimos regras de retorno, acatadas, em um primeiro momento, pelo Governo de Santa Catarina, sede do maior polo náutico do Brasil, para, em seguida, servir de modelo para demais estados da Federação, via Ministério do Turismo”, destacou a diretoria.

 

Essa iniciativa, por si só, fez o setor crescer, colhendo frutos até hoje. Outro trabalho relevante foi para a continuidade do programa Pró Náutica, que estava em fase de finalização. A ACATMAR mostrou a importância de sua sequência, alertando para os ganhos fiscais de Santa Catarina. Com esta garantia, mais empresas se instalaram no estado.

 

Outros feitos incluem a legalizações de marinas por meio do Projeto Marina Legal — com custos subsidiados, várias delas puderam estar em acordo com a lei, sem correr riscos de serem fechadas do dia para noite.

 

A associação também foi responsável por ofertar diversos cursos de capacitação para mão de obra do setor, de estaleiros a marinas, bem como o projeto de preservação das águas Limpeza dos Mares — responsável por retirar mais de 128 toneladas do fundo dos mares, rios, praias e costões –, além de outras iniciativas voltadas ao setor.

Nova diretoria

O aniversário deste ano marca também a eleição de uma nova diretoria, que coordenará as ações pelos próximos quatro anos da ACATMAR, destacando o retorno a presidência de Leandro “Mané” Ferrari, eleito por unanimidade.

 

Mané Ferrari já ocupou cargos públicos como gerente de Infraestrutura Aquaviária do Estado de Santa Catarina, diretor de Planejamento de Turismo  do estado e presidente da SANTUR – Agencia de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano