Aleixo Belov anuncia nova expedição. O destino? Alasca!

Por: Redação -
23/11/2016

O navegador ucraniano, Aleixo Belov, está preparando o veleiro ‘Escola Fraternidade’ para mais uma aventura em alto mar. Radicado na Bahia e homenageado recentemente com o Prêmio Cabral 2016, o comandante está com a rota traçada para o Alasca. O barco vai desatracar do Segundo Distrito Naval, em Salvador, no dia 3 de dezembro, às 10h. A Marinha do Brasil já confirmou que amigos, familiares e público em geral vão poder presenciar o momento da partida.

Conhecido como navegador solitário e primeiro brasileiro que deu a volta ao mundo, Belov vai seguir viagem acompanhado de outros tripulantes, tanto da capital baiana quanto de Natal, onde haverá a primeira e única parada no Brasil. Na sequência, o veleiro passará pelas Ilhas Granadinas e Martinica, no Mar do Caribe; depois Panamá, atravessando o Canal, e passando para o Oceano Pacífico. Também faz parte da rota Ilha de Galápagos, Polinésia Francesa, Hawaii, Ilhas Aleutas e vários portos do Alasca.

“É bem provável que a viagem se transforme numa quinta volta ao mundo. Na realidade, não se deseja engessar o roteiro nem o prazo, deixando que o destino vá escolhendo o caminho e os momentos de parar e seguir. A viagem não tem duração e nem volta prevista, só tem data de saída. A ideia é seguir para onde o vento levar”, explica Aleixo Belov.

O comandante

Nascido na cidade de Merefa, Ucrânia, Aleixo Belov é empresário, engenheiro, navegador e escritor, que adotou a Bahia como estado para viver e representar. Na década de 80, ele recebeu da Marinha do Brasil o diploma de primeiro navegador a completar, sozinho, a volta ao mundo, a bordo do veleiro Três Marias (construído por ele), portando a bandeira do país. Mais tarde, criou o Escola Fraternidade para dar oportunidade a jovens que amam o mar, mas não podem ter um barco.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    De outra galáxia: estúdio britânico lança conceito fictício de megaiate do Star Wars

    Tradição da ThirtyC desde 2015, design foi projetado apenas para celebrar o Dia do Star Wars. O projeto, contudo, não sairá do papel

    Projeto que leva pessoas com deficiência visual para a vela abre novas turmas em São Paulo

    Iniciativa da Sailing Sense, criada em 2007 pelo velejador Miguel Olio, está com inscrições abertas. Primeira aulas devem começar ainda em maio

    Giallo Fly: Ferrari anuncia cor oficial do Hypersail, seu primeiro barco

    Pintura representa a "segunda alma" da Ferrari, já estampada em clássico dos anos 1960

    Mais de 3 mil moedas: maior tesouro viking da história da Noruega é encontrado

    De acordo com os arqueólogos, as peças são datadas de 980 a 1040 d.C. e originárias de vários países da Europa

    Correio por barco: mulher mantém viva tradição centenária na Alemanha

    Andrea Bunar entrega correspondências pelos rios e canais ao redor de Lehde, em um percurso de 8 km por dia