Amazônia Jet Sports acontece neste fim de semana em Belém do Pará
Neste sábado (4), a partir das 11 horas, na Blue Marina, em Belém, no Pará, tem início as disputas do Amazônia Jet Sports. A competição reunirá pilotos dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Sul e Pará. As disputas prometem ser acirradas, uma vez que os participantes estão ansiosos em voltar a competir, após o período de restrições em função da pandemia do coronavírus.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
De acordo com a programação, as disputas começarão pelo Arrancadão, estilo que é tradicional no Norte do país. Os participantes serão divididos em quatro categorias. A Original até 300 hp reúne competidores com equipamentos totalmente originais de fábrica. As disputas têm largada em dupla e em movimento. O vencedor será o piloto com maior número de pontos.
Na Limited, os equipamentos podem sofrer alterações em alguns itens para ganhar mais potência e velocidades. De acordo com o regulamento os itens que podem sofrer alterações são: módulo, refrigeração, filtro de ar, escapamento, pratinhos de válvulas, hélice, captador e placa. Os equipamentos dessa categoria serão vistoriados por mecânicos e preparadores para terem sua liberação para participar. A largada é em movimento em duplas. O ganhador é o piloto que tiver o maior número de pontos.
Na disputa da Super Livre masculino e Livre feminina, os participantes podem realizar nos equipamentos qualquer tipo de preparação. Como nas outras categorias, a largada é em movimento em dupla. O vencedor é o piloto que tiver o maior número de pontos.
O Amazônia Jet Sport prosseguirá no domingo (5), abrindo às 11 horas com a modalidade Super Course, disputada em um circuito oval com um total de 22 voltas divididas entre os dois pilotos das duplas participantes.
Para encerrar as disputas, haverá a prova de Endurance com percurso de duas voltas inteira na ilha de Outeiro, sendo uma volta para cada piloto da dupla, em um percurso de 31 km cada volta. A largada será no estilo Lemans e os vencedores serão os que completarem a competição em primeiro lugar.
Os organizadores da Amazônia Jet Sports explicam que essa prova de Endurance será possível medir a resistência dos equipamentos, consumo, habilidade da dupla, estratégia de navegação entre outros quesitos.
Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!
Já estão confirmadas 13 duplas para essa disputa. A organização do evento destaca que todos os competidores do Amazônia Jet Sports devem estar em dia com seus documentos de habilitação náutica e das embarcações. Devem utilizar capacetes, coletes náuticos e roupas adequadas. Haverá fiscalização da Capitania dos Portos nos dois dias de disputas.
A premiação com troféus e medalhas será feita no domingo ao término das competições.
O Amazônia Jet Sports 2021 é uma realização da Associação Paraense de Jet Sports – APJS, com apoio da BJSA – Associação Brasileira de Jet Ski, Blue Marina, MD Construtora. A supervisão será da Capitânia dos Portos e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses