Após anos submersa, ruínas de antiga cidade grega ressurgem na Turquia

Acredita-se que a cidade grega de Scepsis tenha 2.500 anos e que abrigava a famosa biblioteca de Aristóteles

Por: Redação -
01/12/2022

Ruínas de uma antiga cidade grega que estava submersa foram reveladas na Turquia, que, assim como outros países da Europa, enfrenta uma seca severa após um verão muito quente.

Construída no final do século 21, a represa Bayramiç de Çanakkale — onde as ruínas foram encontradas — hoje abriga apenas 10% de sua capacidade máxima de água, devido à falta de chuvas.

Uma igreja e uma casa de banho de 1.500 anos, que pertenceu à cidade de Scepsis, apareceram no terreno descoberto. Os pesquisadores acreditam que Scepsis tenha pelo menos 2.500 anos e foi construída no que era conhecido como Anatólia, porção asiática da Turquia.

Para aprender mais sobre a história da cidade que ganhou destaque nos séculos 4 e 5, uma equipe iniciou escavações no local – mais precisamente, em sua necrópole. De acordo com Oğuz Koçyiğit, da Universidade Çanakkale Onsekiz Mart, sabe-se que também existem túmulos nesta necrópole que remontam aos períodos helenístico e romano.

 

Além disso, foi encontrada a estrutura da Casa de Banho, que, segundo Koçyiğit é uma das raras estruturas conhecidas, especialmente no período bizantino, e é importante por causa de suas características decorativas.

Esse tipo de estrutura fornece informações importantes sobre arquitetura, técnicas de construção, hábitos e tradições.

 

Outro ponto interessante sobre a cidade submersa reside no fato de que há indícios de que era em Scepsis que ficava a famosa biblioteca do filósofo estagirita Aristóteles. A biblioteca foi palco de inspiração de diversas figuras notáveis, como o gramático Demétrio de Scepsis.

 

Apesar de ser uma ótima notícia para os arqueólogos que exploram a cidade antiga, a produção de alimentos e o abastecimento hídrico podem ficar comprometidos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestre em Mecânica, Ricardo Paragon ensina a evitar panes no mar no NÁUTICA Talks

    Empresário e técnico premiado compartilhará dicas importantes durante o Rio Boat Show 2024

    Marinha anuncia regras para barcos durante show da Madonna, no Rio

    Área delimitada para o evento só aceitará embarcações identificadas, vistoriadas previamente e que respeitem os limites de lotação

    Hélio Magalhães divide décadas de experiência como velejador no NÁUTICA Talks

    Com 45 anos de mar e mais de 200 milhas náuticas navegadas, palestrante compartilhará ensinamentos no Rio Boat Show 2024

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico