Atendimento ao público

Por: Redação -
02/02/2016

A Autoridade Marítima Brasileira, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), divulgou que o balanço de 2015 do Sistema de Atendimento ao Público (SISAP) teve um aumento expressivo de demandas pelos usuários do SISAP em busca de informações sobre os mais de 130 serviços prestados pelas 27 Capitanias, 14 Delegacias e 22 Agências que integram o Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (STA), bem como os Centros de Instrução do Ensino Profissional Marítimo. No decorrer do ano, a DPC registrou cerca de 340 mil e-mails recebidos, contra 200 mil em 2014, o que representa um crescimento de 70% no atendimento à sociedade.  O número total de documentos produzidos no ano foi 224 858.

O SISAP foi criado em 2012 com o objetivo de aprimorar as atividades oferecidas às Comunidades Marítima e Náutica. O Sistema amplia a transparência e a interatividade entre a Marinha do Brasil e o público externo, ao permitir que o usuário acompanhe o andamento processual pela internet. Ao dar entrada em seu processo na Organização Militar, o interessado cadastra seu e-mail e número de telefone celular para receber as informações e ter conhecimento das pendências a serem solucionadas, evitando deslocamentos desnecessários e agilizando a conclusão dos pedidos.

No início de 2015, a DPC implementou a ferramenta de envio de mensagens por SMS, o que agilizou ainda mais os processos que entram nas Capitanias, Delegacias e Agências, além dos Centros de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e Almirante Graça Aranha (CIAGA). Durante todo o ano, mais de 185 mil mensagens por SMS foram encaminhadas pelo SISAP.

Outro dado que chamou a atenção foi o volume de consultas virtuais aos processos (189.242). Ao ampliar o atendimento ao público por meio do SISAP, a Marinha do Brasil tem a oportunidade de divulgar a importância do trabalho exercido pelas Organizações Militares que atuam para garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica a partir de navios.

Este ano, a DPC vai premiar as Organizações Militares que se destacaram nas áreas do Ensino Profissional Marítimo e da Segurança do Tráfego Aquaviário. O “Prêmio DPC de Qualidade” deve ocorrer ainda no primeiro semestre e vai agraciar as Capitanias, Delegacias e Agências que tiveram o melhor desempenho nos Indicadores de Produtividade e Qualidade dos serviços prestados ao público.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti