Atendimento ao público

Por: Redação -
02/02/2016

A Autoridade Marítima Brasileira, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), divulgou que o balanço de 2015 do Sistema de Atendimento ao Público (SISAP) teve um aumento expressivo de demandas pelos usuários do SISAP em busca de informações sobre os mais de 130 serviços prestados pelas 27 Capitanias, 14 Delegacias e 22 Agências que integram o Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (STA), bem como os Centros de Instrução do Ensino Profissional Marítimo. No decorrer do ano, a DPC registrou cerca de 340 mil e-mails recebidos, contra 200 mil em 2014, o que representa um crescimento de 70% no atendimento à sociedade.  O número total de documentos produzidos no ano foi 224 858.

O SISAP foi criado em 2012 com o objetivo de aprimorar as atividades oferecidas às Comunidades Marítima e Náutica. O Sistema amplia a transparência e a interatividade entre a Marinha do Brasil e o público externo, ao permitir que o usuário acompanhe o andamento processual pela internet. Ao dar entrada em seu processo na Organização Militar, o interessado cadastra seu e-mail e número de telefone celular para receber as informações e ter conhecimento das pendências a serem solucionadas, evitando deslocamentos desnecessários e agilizando a conclusão dos pedidos.

No início de 2015, a DPC implementou a ferramenta de envio de mensagens por SMS, o que agilizou ainda mais os processos que entram nas Capitanias, Delegacias e Agências, além dos Centros de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e Almirante Graça Aranha (CIAGA). Durante todo o ano, mais de 185 mil mensagens por SMS foram encaminhadas pelo SISAP.

Outro dado que chamou a atenção foi o volume de consultas virtuais aos processos (189.242). Ao ampliar o atendimento ao público por meio do SISAP, a Marinha do Brasil tem a oportunidade de divulgar a importância do trabalho exercido pelas Organizações Militares que atuam para garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica a partir de navios.

Este ano, a DPC vai premiar as Organizações Militares que se destacaram nas áreas do Ensino Profissional Marítimo e da Segurança do Tráfego Aquaviário. O “Prêmio DPC de Qualidade” deve ocorrer ainda no primeiro semestre e vai agraciar as Capitanias, Delegacias e Agências que tiveram o melhor desempenho nos Indicadores de Produtividade e Qualidade dos serviços prestados ao público.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Novo uniforme do Real Bétis é feito de algas marinhas e plásticos retirados do mar

    Lançamento busca destacar a luta contra as algas invasoras asiáticas, que vêm impactando a costa da Espanha há 11 anos

    Vista pra Copacabana e 20% off: conheça hotel oficial do Rio Boat Show 2025

    Visitantes do evento que acontece de 26 de abril a 4 de maio podem se hospedar no Pestana Rio Atlântica com desconto

    NX44 Design by Pininfarina fará estreia nos EUA durante o Miami Boat Show

    Estaleiro pernambucano ainda apresentará outras 4 lanchas no salão, que acontece de 12 a 16 de fevereiro

    Placas tectônicas podem estar se "rasgando" no fundo do mar; entenda

    Segundo pesquisa, os platôs submarinos do Oceano Pacífico possuem grandes falhas, se deformando muito antes do esperado

    Três jets são furtados de loja da Casarini na Av. dos Bandeirantes

    Crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (5) no estacionamento da empresa, na zona sul de São Paulo