Bandeira Azul

O estado do Rio de Janeiro conta com duas candidatas à certificação internacional de qualidade Bandeira Azul. As praias do Sossego (foto em destaque), em Niterói, e Peró, em Cabo Frio, participaram do IX Workshop Anual do Programa Bandeira Azul, que discute a sustentabilidade na gestão do turismo de sol e praia e turismo náutico. No Rio de Janeiro, a Prainha é a única que já tem o certificado. Estão na fase piloto a Lagoa do Iriry e a Praia do Remanso, em Rio das Ostras. A próxima será Itacoatiara, em Niterói.
O workshop é obrigatório para todos os candidatos e reúne representantes de vários estados brasileiros. O encontro, dividido em duas etapas, promoveu um seminário aberto a todos os interessados em conhecer o programa e contou, também, com programação voltada aos representantes de praias e marinas candidatas ao certificado.
O programa promove o uso sustentável das áreas costeiras (marinhas e de água doce) através de ações de educação e informação ambiental, qualidade de água e balneabilidade, segurança dos usuários e gestão ambiental. A exigência fundamental do programa é a qualidade da água das praias, além de estrutura básica para atender aos banhistas (acessos, salva-vidas, banheiros) e a interação com a comunidade local.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ao lado da construtora, estaleiro participará de empreendimento que promete se tornar um marco na paisagem urbana de Santa Catarina
Embarcação vai compor a linha Gran Turismo da marca e deve chegar aos mares em 2027
Com 1.600 metros de altura, o monte submarino mede mais que o dobro do edifício mais alto do mundo
Ideia do empresário é que os novos funcionários ajudem a transformar a ilha em um destino de luxo
Estudo que aponta o risco foi divulgado pela ONU e tem dados do Pnud e do CIL