Bandeira Azul


O estado do Rio de Janeiro conta com duas candidatas à certificação internacional de qualidade Bandeira Azul. As praias do Sossego (foto em destaque), em Niterói, e Peró, em Cabo Frio, participaram do IX Workshop Anual do Programa Bandeira Azul, que discute a sustentabilidade na gestão do turismo de sol e praia e turismo náutico. No Rio de Janeiro, a Prainha é a única que já tem o certificado. Estão na fase piloto a Lagoa do Iriry e a Praia do Remanso, em Rio das Ostras. A próxima será Itacoatiara, em Niterói.
O workshop é obrigatório para todos os candidatos e reúne representantes de vários estados brasileiros. O encontro, dividido em duas etapas, promoveu um seminário aberto a todos os interessados em conhecer o programa e contou, também, com programação voltada aos representantes de praias e marinas candidatas ao certificado.
O programa promove o uso sustentável das áreas costeiras (marinhas e de água doce) através de ações de educação e informação ambiental, qualidade de água e balneabilidade, segurança dos usuários e gestão ambiental. A exigência fundamental do programa é a qualidade da água das praias, além de estrutura básica para atender aos banhistas (acessos, salva-vidas, banheiros) e a interação com a comunidade local.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade