Divisão de barcos especiais da Schaefer ganhará novo modelo autoadrizante

Márcio Schaefer, presidente do estaleiro, revelou história por trás da nova Interceptor 48 em entrevista no Estúdio NÁUTICA. Assista!

28/10/2025
Márcio Schaefer deu detalhes da nova Interceptor 48 em entrevista no Estúdio NÁUTICA. Foto: Revista Náutica

Reconhecida como um dos estaleiros mais renomados do Brasil, a catarinense Schaefer Yachts não aponta o leme apenas para embarcações de lazer. A marca possui a chamada “divisão de barcos especiais”, dedicada a modelos de trabalho que atuam junto a autoridades como Receita Federal e Polícia Militar. Essa linha deve aumentar em breve, conforme revelou Márcio Schaefer, presidente do estaleiro.

Além de ser o nome à frente da marca, Márcio é também o projetista da Schaefer Yachts. Ele deu detalhes de sua atuação nesse sentido em entrevista a Márcio Dottori, no Estúdio NÁUTICA. Também nessa oportunidade, o empresário revelou a nova Interceptor 48, uma embarcação de trabalho autoadrizante, ou seja, capaz de se endireitar sozinha após ser inclinada pela ação do vento, das ondas ou de outras forças.

 

 

Se o barco virar, desvira sozinho– destacou Márcio Schaefer sobre a Interceptor 48

Autoadrizante, a Interceptor 48 pode se endireitar sozinha após ser virada. Foto: Schaefer Yachts / Reprodução

Segundo ele, o modelo foi adquirido da irlandesa Safehaven Marine, que disponibilizou os desenhos da embarcação para serem usinados na própria fábrica da Schaefer. “Estamos lançando para o final do ano que vem”, revelou Márcio.

É um barco de 48 pés muito bom, já testado, usado nas marinhas do mundo inteiro: Estados Unidos, Uruguai, Emirados Árabes e Inglaterra– detalhou

A Interceptor 48, embarcação que passará a ser fabricada pela Schaefer Yachts. Foto: Schaefer Yachts / Reprodução

Conforme informa o estaleiro, a Interceptor 48 é um barco de 15 metros autoadrizante. O termo técnico “adrizante” é usado principalmente na área de engenharia naval e náutica, e se refere à capacidade do barco em voltar à posição natural após ser iclinado.

 

Não à toa, a embarcação foi projetada para mares força 8, especialmente para patrulhamento, praticagem, resgate, busca e salvamento de até 20 pessoas, com capacidade para seis tripulantes na linha de trabalho. Veja em ação:

 


O barco, que vem sendo trabalhado por Márcio, vai integrar um time já composto por outros modelos do estaleiro na linha de embarcações especiais. São eles: Schaefer 510 Patrol, Phantom 500 e Schaefer V33 Patrol — este último, o mais recente dessa categoria da Schaefer.

A gente tem que ter vários modelos. Não dá para ter só cinco ou seis barcos– explicou Márcio Schaefer

Schaefer V33 Patrol. Foto: Schaefer Yachts / Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Quando o Canadá ensina o óbvio: tributar barcos é punir empregos

    País acaba de revogar o imposto que, desde 2022, incidia sobre barcos. Governo arrecadou menos do que o custo de administrar a tarifa

    Canadá revoga imposto sobre barcos e mostra o rumo que o Brasil deve seguir

    Imposto sobre barcos, aplicada desde 2022, “foi um desastre para o setor náutico canadense”, afirma associação

    Arte em alto-mar: francês transforma catamarã em ateliê flutuante durante travessia de 25 dias

    Xavier Veilhan, artista contemporâneo, partiu da costa francesa até o Brasil para expor esculturas produzidas a bordo

    Armadilha animal: cena de baleia registrada na Tailândia volta a viralizar nas redes

    Vídeo mostra baleia-de-Bryde capturando cardumes inteiros de peixes em estratégia inovadora de caça

    Revolução de um trilhão de dólares: como a nova regra da IMO pode posicionar o Brasil no centro da indústria naval mundial

    Com as rigorosas metas da IMO para a indústria naval, Brasil pode trazer uma nova solução ao transporte marítimo. Projeto JAQ H1 será revelado na véspera da COP30