Campeonato de vela

Por: Redação -
10/03/2016

A tradicional competição do calendário de vela do Litoral Norte de São Paulo, a 16ª edição do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, sediado no Yacht Club de Ilhabela começa neste sábado, 12. Neste ano, a organização do campeonato incluiu a classe “Bico de Proa”, para trazer mais gente ao grupo de amigos da vela.

“As classes de vela tem o que chamamos de rating, que são cálculos matemáticos aplicados à cada veleiro, determinando, de um modo geral, o quanto um veleiro tem que chegar na frente do outro para equiparar os vários equipamentos diferentes entre si. Isso nem sempre anima os velejadores principiantes a se inscreverem nestas classes. Ao incluirm os o que chamamos de Bico de Proa, queremos trazer para a competição aqueles que querem participar mas não pretendem, de início, se inscrever em uma classe com regras específicas”, explica Carlos Eduardo Sodré, o “Cuca”, responsável técnico pela competição.

É que na Bico de Proa, os barcos não precisam ser medidos, ou certificados, como em outras classes, vale mesmo é quem chega na frente. Além disso, para incentivar ainda mais a participação, só poderão se inscrever equipes que não participaram da competição nos últimos três anos.

Desde o ano de 2000 os velejadores de oceano do litoral paulista têm a oportunidade de participar desta que já é a mais regular competição da vela oceânica, um evento que une competitividade e confraternização durante todo o ano.

Carlos Eduardo Souza e Silva,o “Kalu”, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela lembra que o clube tem esta tradição de sediar os eventos de vela desde muito antes “desde a década de 70, quando os primeiros velejadores de oceano começaram a organizar regatas aqui no Canal de São Sebastião, o clube sempre se mostrou receptivo ao esporte , tanto que o YCI é o “berço” da Semana de Vela de Ilhabela”, comenta.

As inscrições poderão ser feitas na sede do Yacht Club de Ilhabela, a partir de sexta, 11, às 18h, no valor de R$ 95 por tripulante, sendo que cada equipe pode inscrever também um tripulante mirim (com até 15 anos de idade) sem custo.

Foto: Edu Graiatis

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória