Campeonato de vela

Por: Redação -
10/03/2016

A tradicional competição do calendário de vela do Litoral Norte de São Paulo, a 16ª edição do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, sediado no Yacht Club de Ilhabela começa neste sábado, 12. Neste ano, a organização do campeonato incluiu a classe “Bico de Proa”, para trazer mais gente ao grupo de amigos da vela.

“As classes de vela tem o que chamamos de rating, que são cálculos matemáticos aplicados à cada veleiro, determinando, de um modo geral, o quanto um veleiro tem que chegar na frente do outro para equiparar os vários equipamentos diferentes entre si. Isso nem sempre anima os velejadores principiantes a se inscreverem nestas classes. Ao incluirm os o que chamamos de Bico de Proa, queremos trazer para a competição aqueles que querem participar mas não pretendem, de início, se inscrever em uma classe com regras específicas”, explica Carlos Eduardo Sodré, o “Cuca”, responsável técnico pela competição.

É que na Bico de Proa, os barcos não precisam ser medidos, ou certificados, como em outras classes, vale mesmo é quem chega na frente. Além disso, para incentivar ainda mais a participação, só poderão se inscrever equipes que não participaram da competição nos últimos três anos.

Desde o ano de 2000 os velejadores de oceano do litoral paulista têm a oportunidade de participar desta que já é a mais regular competição da vela oceânica, um evento que une competitividade e confraternização durante todo o ano.

Carlos Eduardo Souza e Silva,o “Kalu”, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela lembra que o clube tem esta tradição de sediar os eventos de vela desde muito antes “desde a década de 70, quando os primeiros velejadores de oceano começaram a organizar regatas aqui no Canal de São Sebastião, o clube sempre se mostrou receptivo ao esporte , tanto que o YCI é o “berço” da Semana de Vela de Ilhabela”, comenta.

As inscrições poderão ser feitas na sede do Yacht Club de Ilhabela, a partir de sexta, 11, às 18h, no valor de R$ 95 por tripulante, sendo que cada equipe pode inscrever também um tripulante mirim (com até 15 anos de idade) sem custo.

Foto: Edu Graiatis

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?

    Em decisão polêmica, Comite Olímpico escolheu outro país para sediar todas as baterias do esporte; entenda

    Adolescente para lancha desgovernada e impede acidente em lago nos EUA

    Imagens gravadas por quem estava no local mostram jovem de 17 anos saltando de um jet em direção ao barco que rodopiava sem condutor

    Público do Brasília Boat Show tem desconto exclusivo em hotéis parceiros; saiba como funciona

    Visitantes do evento náutico, que atraca pela primeira vez no Lago Paranoá, poderão desfrutar de condições especiais no momento da reserva

    Navio de pesquisa de 1962 é capaz de “ficar de pé” no mar; assista em ação

    Quando na vertical, paredes internas viram pisos e móveis são adaptados para a nova posição

    Na dúvida de qual jet comprar? Confira modelos da Sea-Doo para cada necessidade

    Empresa conta com opções que atendem desde iniciantes no universo náutico até apaixonados por velocidade ou pesca