Caribe contará com primeira marina dedicada a superiates. Conheça Porto Habacoa

Por: Redação -
27/09/2021

O Porto Habacoa é o projeto de um incorporador imobiliário que consiste em uma marina dedicada a superiates no Caribe, localizada estrategicamente no ponto sudoeste da ilha Grande Abaco, nas Bahamas — ponto de parada natural para superiates que viajam pelos Estados Unidos e Caribe. A entrega está prevista para 2024.

A ilha de Great Abaco fica a apenas 160 milhas náuticas a leste de Fort Lauderdale, na Flórida, e 50 milhas náuticas ao norte de Nassau. O local em que a marina será construída serve como a principal rota de navegação marítima da Costa Leste dos Estados Unidos às Bahamas, Caribe e Atlântico Sul.

porto habacoa 1

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Além disso, o porto está vantajosamente situado próximo a uma das principais áreas de pesca esportiva do Oceano Atlântico, incluindo locais como o Great Bahama Canyon e Abaco Marls.

A ilha também abrigará um aeroporto que atenderá ao tráfego aéreo privado: localizado a menos de 40 quilômetros de Porto Habacoa, o aeroporto torna as viagens de e para a ilha muito simples. Foi pensando nisso que Ra’anan Ben-Zur, o mentor do projeto, decidiu construir a marina: “Depois de trabalhar no setor imobiliário por 30 anos, sempre dizemos que localização é tudo”.

O empresário está aproveitando um ótimo momento: com a indústria de superiates em alta, o porto também será um alívio para a escassez de espaços de atracação na América do Norte — com capacidade para acolher 136 superiates, de 46 a 213 metros, o Porto Habacoa está preparado para receber alguns dos mais expressivos integrantes da frota mundial.

porto habacoa 1

Leia também

» Porto Montenegro ganha prêmio de melhor marina de superiates do mundo

» Porto Rotondo abriga uma das melhores marinas do mundo. Saiba mais sobre o local

» Caraguá ganha condomínio de luxo frente-mar, a dois passos das principais marinas da cidade

A profundidade de entrada do canal é de 8 metros e a bacia, de 5,5 metros. A marina poderá acomodar embarcações que muitas vezes lutam para atracar nas águas tipicamente rasas do local.

Além da marina, o porto terá muitas outras amenidades, já que não será apenas um ponto fugaz. Ela se tornará um destino turístico em si, já que será abastecida com um iate clube que oferece lojas de alto padrão, spa, campo de golfe de 18 buracos, hotel de 50 quartos e uma série de imóveis de luxo.

porto habacoa 1

A marina também contará com extensas instalações para a tripulação, que poderão ser acessadas gratuitamente. Os pontos de abastecimento também serão diferenciados, e a palavra que os define, de acordo com o projeto, é abrangente. Eles terão desde suprimentos básicos até alimentos de alta qualidade, além de utilidades e outros serviços.

O projeto já está em obras há vários anos devido à dificuldade de superar as regulamentações ambientais altamente restritivas. Situado ao lado do Parque Nacional do Abaco, com 20 000 acres de floresta intocada, o desenvolvimento do Porto Habacoa tem sido desenvolvido em estreita colaboração com o governo local e a comunidade para garantir que a área permaneça intacta.

porto habacoa 1

A proteção contra furacões foi incluída nos planos deste projeto, já que o lugar é frequentemente afetado por tempestades extremas. Devido à elevação natural da ilha, a infraestrutura é protegida junto com outras medidas de precaução, como a instalação de utilidades no subsolo dentro dos mais rígidos padrões de construção. Como as Bahamas experimentam 340 dias de sol por ano, a marina utilizará energia solar para fornecer até 30% de suas necessidades de energia.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão do jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Azimut Yachts atraca no Rio Boat Show 2024 com sucesso mundial de vendas

    Ao lado de outros quatro modelos elogiados, lancha de 62 pés é destaque no salão náutico

    Mistura de jet com inflável, barco ‘diferentão’ da Casarini Boats chega para atender a demandas do mercado

    C350 é o primeiro produto do novo estaleiro paulista e comporta cinco pessoas em design esportivo

    Zath Mariner estreia com venda no Rio Boat Show 2024 e destaca modelo de 32,8 pés como "além de seu tempo"

    Estaleiro carioca está no salão com duas lanchas e destaca pontos fortes da Zath 328 HT, exposta nas águas da Baía de Guanabara

    Benet Boat estreia no Rio Boat Show com boas opções de lanchas de entrada

    Modelos se destacam pelo valor mais acessível e cascos fortes, oriundos de embarcações de serviço da Compact Fibras

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 2º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica contou com grandes nomes do setor na última terça-feira (29)