Catamarã explorador movido a energia solar terá mais de 100 m² de área aberta

Por: Redação -
01/03/2022

A empresa Silent Yachts, fabricante de catamarãs movidos a energia solar, iniciou a produção de sua maior embarcação até o momento: um superiate elétrico chamado Silent 100 Explorer.

Com design assinado por Marco Casali, o modelo possui 31 metros de comprimento, 105 m² de espaço aberto e cerca de 40 kWp de painéis fotovoltaicos que alimentarão um banco de baterias de lítio de 800 kWh.

Com dois motores elétricos de 340 kW, a expectativa é de que a embarcação atinja uma velocidade máxima de 14 a 16 nós (25,9 e 29,6 km/h, respectivamente). No entanto, o maior atrativo deste modelo será sua capacidade de manter, em dias ensolarados, uma velocidade de cruzeiro de 6 nós (aproximadamente 11 km/h) por tempo indefinido.

O barco possuirá uma suíte máster com 51 m², completa com escritório e varanda privativa. Contará, ainda, com cinco suítes de hóspedes e uma academia localizada no casco de estibordo.

silent-100-explorer-upper-deck

Uma escada central em espiral conectará o lounge da popa a um sky-lounge situado acima. No convés superior, haverá mais áreas de relaxamento. Em seu interior, um escritório duplo, a cozinha principal, um refeitório e uma garagem para a tripulação. Não bastasse tudo isso, sobrará espaço na garagem principal para comportar uma embarcação de 7,5 metros no estilo limusine.

No topo da embarcação, dois dos painéis solares se abrirão para revelar um heliporto. Na frente, haverá uma área de flybridge menor. O primeiro Silent 100 Explorer está em construção na Itália e deve alcançar as águas no final de 2023. A faixa de preço inicial é de 19 milhões de euros (R$ 109 milhões).

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aumento de idosos no Brasil: Triton registra alta de 40% nas vendas para público sênior

    Movimento acompanha cenário em que a proporção de idosos no país passou de 11,3% para 16,6% entre 2012 e 2025, segundo dados do IBGE

    Setor náutico cresce no Brasil, mas falta mão de obra qualificada; veja áreas em alta

    Com frota perto de 1 milhão de embarcações, mercado amplia oportunidades em áreas técnicas, operacionais e de serviços

    Azimut levará os seis modelos produzidos em Itajaí ao maior salão náutico do Sul do país

    De lanchas a iates de luxo, estaleiro italiano promete seis embarcações nas águas do Marina Itajaí Boat Show. Saiba quais modelos são esperados!

    "Sonho de verão": Grupo Ferretti faz evento exclusivo para proprietários na Itália

    A maior embarcação já produzida pela Riva foi a estrela do encontro, que contou ainda com show de drones e fogos de artifício

    2ª etapa do Circuito de Regatas Marina Itajaí reuniu mais de 100 velejadores; veja resultados

    Disputa marcou as comemorações pelos 166 anos da cidade com 21 veleiros na água