Celebração marítima

Por: Redação -
22/09/2016

Como acontece anualmente, na última semana de setembro a Organização Marítima Internacional (IMO) celebra o Dia Marítimo Mundial. O tema do evento este ano será “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”. A Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, vai comemorar a data no dia 27, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade marítima, da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), das empresas de navegação e dos Sindicatos ligados à atividade.

Entre as homenagens previstas no CIAGA está a entrega do Distintivo de Comodoro ao Capitão de Longo Curso (CLC) Francisco Moreira Neto, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Marinha Mercante Brasileira, e a entrega do título de Embaixador Marítimo da IMO ao CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar, que passará a ser um porta-voz da Organização.

A cerimônia contará também com uma homenagem ao patrono da Marinha Mercante do Brasil, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Alunos das Escola Técnica e Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá são convidados a participar.

A IMO, agência especializada das Nações Unidas responsável pela proteção e segurança da navegação e a prevenção da poluição marinha causada por navios, celebra o dia ressaltando a importância do transporte marítimo para o crescimento econômico mundial e a inevitável transição para uma era de desenvolvimento limpo e sustentável.

O Dia Marítimo Mundial foi criado em 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO), entidade que deu origem à atual IMO. Desde então, a data passou a ser comemorada em todo o mundo, especialmente para destacar a importância das indústrias marítimas no comércio internacional.

Dia: 27 de setembro de 2016 (terça-feira)
Hora: 15h30
Local: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
Av. Brasil, 9020 – Olaria, Rio de Janeiro – RJ.
Credenciamento: poderá ser realizado pelo e-mail [email protected]

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Animais transgênicos podem ser solução para eliminar metilmercúrio das águas

    Cientistas modificaram geneticamente dois espécimes para que consumissem a substância e depois a eliminassem

    Veja: cinegrafista de NÁUTICA flagra raia "albina" em meio a cardume

    Animal foi visto no Saco do Céu, em Angra dos Reis (RJ), e pode ser o mesmo avistado em Ubatuba no início do ano

    Iate transoceânico de apenas 87 pés tem comodidades de "gente grande"

    Mako Shark foi inspirado nos tubarões-mako e entrega conforto e lazer sem deixar de lado as características exploradoras

    Três lanchas da Azov Yachts estarão no Rio Boat Show 2025

    Maior embarcação e barco de entrada do estaleiro estão entre os modelos; salão acontece de 26 de abril a 4 de maio

    Terra perdeu 273 bilhões de toneladas de gelo por ano desde 2000

    Volume de geleiras derretidas é capaz de encher quase 300 mil piscinas olímpicas por dia