Ciclone extratropical provoca estragos no Sul e clube flutuante afunda em Balneário Camboriú

10/08/2022

Chuvas e fortes ventos atingem o Sul do Brasil desde a madrugada desta quarta-feira (10), provocando uma série de estragos, como consequência da passagem de um ciclone extratropical pela região.

A Dejour, um clube flutuante de Balneário Camboriú (SC), não resistiu às fortes rajadas de vento — acima de 40 nós (cerca de 75 km/h). A balsa se soltou da ancoragem e afundou poucas horas depois.

Segundo relatos, a estrutura da balsa se desprendeu por volta das 7h30 da manhã, passou pela canal e entrou no mar de Santa Catarina.

O Barco Pirata, atração turística popular na cidade, foi deslocado para tentar rebocar a balsa do clube flutuante, mas os fortes ventos impediram o resgate.

A balsa-balada ficou à deriva por algumas horas e afundou ainda nesta manhã.

Nas redes sociais, muitas fotos e vídeos mostram a Dejour à deriva e afundando, bem como a tentativa de resgate.

 

Não houve feridos no incidente. Projetada para receber até 700 pessoas, a Dejour seria inaugurada em breve e ficava ancorada na Barra Sul.

O clube flutuante divulgou nesta tarde, por meio de sua assessoria de imprensa, que a plataforma estava ancorada com correntes e poitas antes do incidente desta quarta-feira.

“Estávamos esperando o período da pesca da tainha passar para deslocar a estrutura para o local certo na Barra Sul, e colocar todas as poitas previstas. Em nosso plano de fundeio estão previstas 16 poitas de 5 toneladas cada uma. Estas poitas só poderiam ser instaladas no local correto onde a plataforma funcionaria”, afirma Lucas Araújo, um dos sócios da Dejour, no comunicado enviado à imprensa.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez

    2ª edição do Salvador Boat Show supera expectativas de público, negócios e investimentos

    Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes

    Rio Boat Show já tem data para abrir o calendário de salões náuticos em 2026

    Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio