Clube dos Jangadeiros recebe cerca 120 atletas para o 69º Campeonato Brasileiro de Snipe

Por: Redação -
22/01/2018
Foto: Matias Capizzano

O Clube dos Jangadeiros recebe em sua sede na Zona Sul de Porto Alegre, o 69º Campeonato Brasileiro da classe Snipe, um dos principais eventos da agenda nacional da vela, reunindo cerca de 120 velejadores de todo o país. Nesta segunda-feira (22), às 15h, acontece a Regata e a Cerimônia de Abertura e na terça-feira (23) começam para valer as regatas que contam pontos. O campeonato segue até o sábado (27), mesmo dia da premiação, às 18h, nas categorias Geral (1º ao 10º Lugar), Júnior (1º ao 5º lugar), Master (1º ao 5º Lugar), Misto (1º ao 2º lugar) e Feminino (1º ao 2º Lugar).

A dupla Alexandre Paradeda, o Xandi, e Lucas Mazim, o ‘Sorriso’, atuais campeões brasileiros da classe, estão participando da competição, sediada pelo Clube dos Jangadeiros pela sétima vez – a última foi em 2011. Onze vezes campeão Brasileiro, Xandi não esconde a alegria de competir em casa. “Voltar a correr um brasileiro no Janga traz sempre uma expectativa muito grande. A flotilha do Clube cresceu muito nos últimos anos. Ganhamos três dos últimos quatro brasileiros. Por ser em casa motiva todos a fazerem um grande campeonato”, diz.

Paulo Santos é outro dos nomes importantes que irão competir no Janga. O angolano de 74 anos já foi bi-campeão Europeu, duas vezes medalhista de bronze em Mundial e ainda campeão brasileiro em cinco anos. O experiente velejador destaca a dificuldade e a importância da classe Snipe no contexto da vela. “O Snipe é a classe que mais me apaixona, não só pela dificuldade. É uma classe muito difícil pelo preparo físico, e que exige muita técnica. Por isso, eu a escolhi nestes últimos anos de carreira, por exigir muito de mim e ser extremamente competitiva. É um barco antigo, que requer muita dedicação, muito treino, muitas horas em cima de prática. O Brasil é referência, um dos maiores vencedores do Snipe. Além disso, é uma classe que cria grandes e novos velejadores, o Robert Scheidt começou no Snipe, Torben Grael a mesma coisa”, comentou.

Entre as mulheres, a jovem Juliana Duque, de apenas 22 anos, se destaca. A velejadora foi campeã Mundial Feminino da Classe Snipe em 2016, em torneio realizado na Itália. A competição ocorre diariamente na sede dos Jangadeiros, com regatas começando às 14h de terça a sexta. No sábado (27) serão realizadas as premiações e as últimas provas, com os barcos entrando na água às 13h.

Além de levantar a taça de campeão nacional em Ilhabela, em 2017,  o Clube dos Jangadeiros conquistou o Mundial Júnior da classe na Espanha com a dupla Tiago Brito e Antonio Rosa e no Estadual do Snipe Fevers 2017 dominou o pódio com Gabriel Kieling e Átila Pellin como campeões.

Como registro histórico, vale mencionar que o Campeonato Mundial de Snipe de 1959, realizado no Jangadeiros, marcou o mundo esportivo na época, pois foi o primeiro realizado fora dos Estados Unidos e da Europa, reunindo tripulações de 16 países na capital gaúcha.

O Snipe é um barco de 4,72 metros para duas pessoas. Uma das classes mais antigas da Federação Internacional de Vela, desenhado por William Crosby em 1931. É uma das classes que mais têm flotilhas espalhadas pelo mundo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras do último dia de NÁUTICA Talks no Rio Boat Show 2024

    Encerramento da 25ª edição do salão náutico carioca terá quatro palestrantes na Marina da Glória

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão