Desafio Solar Brasil

Por: Redação -
17/11/2014

Deu Santa Catarina no Desafio Solar Brasil 2014. A equipe Vento Sul, de Florianópolis, venceu a competição nacional de barcos elétricos, que foi realizada em Búzios, neste fim de semana. Esta foi a quinta vitória dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na categoria monocasco.  Como prêmio, eles vão disputar o campeonato mundial Solar1 Monte Carlo 2015, em julho do ano que vem, em Mônaco.

“A sensação é de dever cumprido. Valeu a pena cada noite perdida”, resumiu Lucas Kurth, que foi piloto da equipe. “Agora, temos a responsabilidade de representar o Brasil no mundial. Vamos trabalhar ainda mais para conseguir trazer o título para casa”, completou.

A Vento Sul completou o circuito de oito provas em pouco mais de cinco horas. Vencia a competição que cumprisse as etapas em menor tempo.

Na categoria catamarã, Santa Catarina também levou a melhor. A turma da Babitonga, da UFSC de Joinvile, ficou no lugar mais alto do pódio. “É uma felicidade e um orgulho muito grande vencer essa competição. Trabalhamos na nossa embarcação por três anos e esse é um reconhecimento do nosso esforço”, festejou Rafael Ziantonio, que pilotou o barco da equipe.

O Desafio Solar deste ano inovou ao colocar alunos do ensino médio de escolas públicas de Búzios para participar do evento. Cada equipe contou com a ajuda de dois estudantes locais. Ao fim da competição, os alunos ganharam de presente um barco para formar a primeira equipe de Búzios, que se chamará Bardot.

O Desafio Solar Brasil 2014 foi aberto oficialmente na quinta-feira (13). Até domingo, dia 16, cerca de 350 estudantes, em 23 equipes, de sete estados brasileiros, disputaram o rali de barcos movidos à energia solar. O evento foi promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Ampla, com o apoio da Prefeitura de Búzios.

A competição integra o projeto Cidade Inteligente Búzios, que é uma aposta estratégica do Grupo Enel, por meio da distribuidora Ampla, em pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia.

“Ficamos muito felizes em apoiar por mais um ano a realização deste campeonato. Para nós, da Ampla, é um orgulho promover este evento que une educação e tecnologia na busca por uma fonte de energia limpa e renovável”, afirma Weules Correia, coordenador do Cidade Inteligente Búzios.

CLASSIFICAÇÃO

Categoria Monocasco

1º lugar – Vento Sul (SC)
2º Henrique Lage (RJ)
3º lugar – Zenite (SC)

Categoria catamarã

1º lugar – Babitonga (SC)
2º lugar – Henrique Lage (RJ)
3º lugar – Hurakan (SC)

Foto: Marco Antônio Teixeira/Divulgação

Informações: assessoria de imprensa

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras do dia 28 no Náutica Talks do Rio Boat Show

    Cinco nomes abrem o ciclo de bate-papos na 25ª edição do salão náutico carioca

    Chegou o dia! Começa hoje o Rio Boat Show 2024

    25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina tem início neste domingo, na Marina da Glória

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca