Desafio Solar Brasil


O Desafio Solar Brasil, uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, em parceria com a concessionária Ampla e com o apoio da Prefeitura de Búzios, reunirá equipes de sete estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos à energia solar na Orla Bardot. O objetivo é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade. O “Desafio Solar Brasil” conta com o incentivo da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, com a produção da Media Mundi Brasil e a chancela da Confederação Brasileira de Vela.
O “Desafio Solar Brasil” terá a participação de 23 equipes, representando os estados do Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além dos 300 universitários e 50 professores e orientadores envolvidos, a competição deste ano contará com a participação de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Búzios, que terão a oportunidade de ver, na prática, alguns temas que estudam apenas nos livros. Os estudantes serão selecionados pela Secretaria Municipal de Educação, de acordo com o desempenho escolar, e terão a chance de participar do evento como aprendizes, aprendendo as novas tecnologias e desenvolvendo o espírito de grupo e trabalho em conjunto. Cada equipe inscrita contará com a participação de dois alunos do Ensino Médio.
No fim da competição, uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor projeto das equipes sob o ponto de vista técnico, concedendo o Prêmio Fernando Amorim ao melhor projeto. A equipe vencedora será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas a energia solar.
Fotos e informações: assessoria de imprensa
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade