Empate triplo
A Volvo Ocean Race 2014-15 é a mais equilibrada da história e os números comprovam o sucesso do novo barco de design único, o Volvo Ocean 65. Após duas etapas disputadas, três equipes dividem a liderança com apenas quatro pontos perdidos. Outra estatística chama a atenção: os vencedores de cada perna cruzam a linha de chegada bem próximos dos vices. Na etapa da Espanha até a África do Sul, o Abu Dhabi venceu o Dongfeng por diferença de 12 minutos. No último sábado (13), o Team Brunel superou o Dongfeng por 16 minutos de vantagem. “Não dá para relaxar. Qualquer erro, o adversário te passa”, disse Bouwe Bekking, líder do Team Brunel.
Depois da segunda etapa, entre a Cidade do Cabo e Abu Dhabi, a parte do meio da tabela de classificação tem o Team Alvimedica, em quarto lugar, o Mapfre, em quinto, e o Team SCA, em sexto. O Team Vestas Wind, que encalhou em um banco de areia no Índico, perdeu oito pontos e está em último.
“A última perna foi cheia de altos e baixos”, disse Charles Enright, comandante do Team Alvimedica. “Tivemos momentos importantes, como a ajuda ao Vestas, que estava encalhado nas Ilhas Maurício. Temos muito para refletir e muito o que melhorar”.
O último barco a chegar em Abu Dhabi foi o Team SCA, completando a regata, neste domingo, em 25 dias, 6 horas, 23 minutos e 34 segundos. O time 100% feminino repetiu a sexta colocação da perna inicial. A bordo da equipe está a holandesa com coração brasileiro Carolijn Brouwer. Com português perfeito e conservado – a atleta morou mais de 10 anos no Brasil – Carolijn falou das dificuldades da etapa.
“A etapa foi bem desgastante. Os ventos foram bem diferentes do que de costume na metade da regata. Acabamos cometendo erros e não conseguimos pegar boas rajadas para buscar os barcos da frente. Porém, é uma regata muito longa e ainda dá tempo de se recuperar”, disse Carolijn Brouwer.
Classificação geral:
Team Brunel (Holanda) – 4 pontos perdidos
Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes Unidos) – 4 pontos perdidos
Dongfeng Race Team (China) – 4 pontos perdidos
Team Alvimedica (EUA/Turquia) – 10 pontos perdidos
Mapfre (Espanha) – 11 pontos perdidos
Team SCA (Suécia) – 12 pontos perdidos
Team Vestas Wind (Dinamarca) – 12 pontos perdidos
As equipes terão agora um tempinho para retomar o fôlego durante as festas de Natal. A regata local de Abu Dhabi, também chamada de In-port race, será realizada em 2 de Janeiro. No dia seguinte, a flotilha parte para a terceira etapa, entre os Emirados Árabes Unidos e a China, prova que terá 4.670 milhas náuticas.
Foto: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses
Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar