EUA mostram que os boat shows presenciais estão de volta e atraindo grande público

Por: Redação -
25/03/2021
Palm Beach Boat Show 2021: promete receber grande público de hoje (25/03) até o próximo domingo (28/03)

Sim, os boat shows presenciais estão de volta! Depois que a pandemia do Covid-19 cancelou muitos salões náuticos pelo mundo em 2020, os organizadores americanos estão começando a promover os eventos náuticos com presença de público novamente.

No ano passado, muitos eventos náuticos foram cancelados pela pandemia e alguns organizadores optaram por testar plataformas online, não obtendo o sucesso esperado por ser um produto de escolha muito visual.

Agora, com os efeitos positivos da vacinação nos Estados Unidos, os eventos presenciais estão aceleradamente ressurgindo, dando aos visitantes a oportunidade de ver ao vivo e lado a lado uma variedade de tipos, tamanhos, marcas e equipamentos.

Os salões náuticos são uma das principais formas de os clientes se envolverem com o mercado de barcos, desde a possibilidade de comparar e escolher o modelo de barco ideal a ser comprado até a aprendizagem do melhor equipamento a ser instalado no barco desejado.

No início de março, por exemplo, a cidade de Orlando recebeu o Orlando Boat Show 2021, um evento realizado em um grande pavilhão fechado de forma presencial, após um hiato de um ano devido às preocupações da Covid-19. E a surpresa para os organizadores foi que o evento atraiu mais pessoas do que o esperado.

Orlando Boat Show 2021: público cresceu 66% em relação ao evento de 2019

O evento, que recebeu 21 revendedores e mais de 70 fabricantes, atraiu o maior público dos últimos dez anos do evento. Além disso, o número de visitantes cresceu 66% em relação ao evento de 2019, de acordo com um comunicado à imprensa.

David Ray, diretor executivo da Marine Industry Association of Central Florida, organizadora do evento, disse que o grupo ficou surpreso com o sucesso, pois esperava uma queda de 20% a 25% em relação ao boat show de 2019.

“Foi o melhor boat show que nossa marca já participou”, disse Glenn Adams, da Boat Max USA, um dos expositores do Orlando Boat Show 2021.

“Esperávamos um público menor como nossa primeira exposição em mais de um ano em um ambiente fechado, mas não foi o caso”, completa Glenn. O Orlando Boat Show 2021 contou com uma seleção de mais de 500 barcos e as vendas do evento superaram as expectativas dos revendedores.

Orlando Boat Show 2021: mais de 500 barcos à venda em um pavilhão fechado

De acordo com o DiscoverBoating.com, 15 boat shows estão programados para acontecer este ano nos Estados Unidos. George Harris, presidente e CEO da Northwest Marine Trade Association, organizadora do Seattle Boat Show, disse que os eventos virtuais nunca substituirão a experiência de um show de barco em pessoa.

“Um barco é uma compra muito emocional para as pessoas. Os clientes querem vê-lo e tocá-lo”, afirma Georg Harris, organizadora do Seattle Boat Show.

Outro exemplo da volta dos eventos náuticos presenciais pelo mundo é o Palm Beach Boat Show, que chega em sua 35ª edição. O evento começou nesta quinta-feira (25) e vai até o dia 28 de março. E uma das atrações do Palm Beach Boat Show é o estaleiro catarinense Schaefer Yachts, com os modelos Schaefer 303, 400, 510 e 660.

No próximo sábado (27/03), às 19 horas, NÁUTICA fará uma entrevista ao vivo, direto do Palm Beach Boat Show, com Samuel Brito, do estaleiro brasileiro Schaefer Yachts, para mostrar as novidades da marca em mais um evento náutico nos Estados Unidos. Acesse instagram.com/revistanautica para não perder.

Boat Show no Brasil

Em 2020, mesmo diante de um ano atípico, o São Paulo Boat Show, único evento náutico presencial realizado na América Latina, registrou boas perspectivas econômicas e na geração e manutenção de milhares de empregos para o setor.

Respeitando todas as normas de saúde, o Boat Show recebeu aproximadamente 18 mil pessoas (até 1 990 pessoas simultaneamente) e movimentou R$ 155 milhões.

Ao todo, foram comercializadas 215 embarcações e os negócios gerados na feira devem refletir pelos próximos três meses para os expositores e, consequentemente, para o segmento em geral. Isso inclui, principalmente, empregabilidade para os profissionais do setor, já que a cada nova embarcação vendida, a cadeia náutica emprega 5 pessoas diretamente e 3 indiretamente.

Ou seja, a cada mil unidades construídas são 8 mil empregos diretos e indiretos, e 120 mil empregos em todo o Brasil, incluindo marinas, lojas, serviços e assistências técnicas.

Foto: Rogério Pallatta

Ao longo de seis dias, o São Paulo Boat Show foi realizado pela primeira a céu aberto, na Raia do USP e proporcionou aos visitantes diversas vivências na água, com mais de 1.000 pessoas experimentando atividades náuticas como caiaque, pedalinho, canoa havaiana e vela nas águas da universidade.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio