Estaleiro britânico apresenta lancha que promete unir navegabilidade e desempenho
A marca britânica de embarcações a motor Sunseeker, acaba de apresentar seu conceito mais recente: o Sunseeker Predator 55 Evo. A lancha de 16 metros foi pensada para ter navegabilidade e desempenho embutidos em seu DNA. Os diretores do estaleiro explicam que “os cascos, no geral, são semelhantes aos modelos de corrida antigos do estaleiro. A diferença é que agora eles podem lidar com mais volume e peso”.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Ewen Foster, diretor técnico da Sunseeker, ainda completou: “Para nós, desempenho é muito mais do que velocidade. O manuseio é muito importante. Nossos lemes funcionam de forma independente e temos um sistema de estabilização como parte de nosso Hydro-Pack, que ajuda o barco a manobrar e se mover. Sempre fomos conhecidos pela navegação marítima, especificamente nos mares seguintes. Acho que a maioria concordaria que o 55 navega como um barco muito menor do que ela realmente é”.
Dito isso, um grande diferencial que propicia esse rendimento é o casco em V profundo. Essa porção do design foi levemente ajustada em relação ao antigo Predator 50 para ter uma seção traseira mais plana, ajudando na flutuabilidade e planagem, além de aumentar o volume interno.
“Dez anos atrás, os Predators eram tudo sobre velocidade”, complementa Foster, “mas agora falta de vibração, segurança, conforto, a capacidade de ser usado por um usuário iniciante — tudo isso é importante para nós. Poderíamos ter feito um barco mais rápido, mas não se trata mais apenas de velocidade. A qualidade que colocamos em nossos barcos aumenta o peso. Usamos materiais bonitos e às vezes pesados — pedra e madeira pesada. E a construção não é apenas bonita, é à prova de balas. Os cascos estão rígidos. Isso nos torna pesados e temos orgulho disso. A combinação geral se prova repetidamente e os clientes adoram”.
Novos assentos independentes no posto de comando também foram adicionados e permitem que os proprietários desfrutem de seu desempenho ao máximo durante a navegação, oferecendo suporte enquanto corta as ondas.
No cockpit, há assentos estofados bem equipados para até 6 pessoas socializarem em torno de uma mesa de centro fixa, posicionada em frente aos novos armários.
Leia também
» Estúdio italiano de design divulga novo conceito de megaiate futurista em fibra de carbono
» Grupo europeu revela novo projeto de superiate de 144 pés. Conheça
» Estaleiro italiano apresenta remake de lancha de 78 pés. Confira as novidades
O design de interiores, por sua vez, ficou sob os cuidados de Stuart Jones. Ele explica que o interior da embarcação está repleta de materiais e artesanato que está no mesmo nível de embarcações maiores, muito fora de sua classe — desde madeiras como eucalipto, nogueira e cereja americana quente ao cetim.
Assim, o estilo do 55 segue um conceito um tanto quanto peculiar (apesar de atraente). Nas palavras dos responsáveis pelo design, a embarcação é “metade carro de corrida, metade apartamento sofisticado em Londres”.
“Estamos envolvendo muito mais design de interiores baseado em terrenos, e vemos isso particularmente na iluminação e nos móveis”, afirma Jones. “O estilo dos móveis está muito alinhado com o que você vê em casas de luxo. O acabamento, por exemplo, não é plano e quadrado; perfila para o resto do barco em geral. Existem muito mais formas, muito mais tipos de acabamentos e apenas mais materiais sendo usados em geral”.
Abrigando o número máximo de 6 convidados, de acordo com o estaleiro, o Sunseeker Predator 55 Evo é equipado com motorização Volvo Penta.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência