Exclusivo!
Com apenas 19 anos e longos cabelos Marcos Soares, ao lado de Eduardo Penido, foi o primeiro velejador brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em uma Olimpíada. O ano era 1980 e Marcos velejava em um 470, classe que continua no programa olímpico até hoje. Mesmo com a medalha dourada dos Jogos de Moscou, Marcos Soares não continuou sua carreira na vela olímpica e logo trilhou seu caminho no mundo dos negócios. O afastamento não foi total, já que o agora empresário abriu uma veleria, a Velas Ullmann, ainda na década de 1980, que logo chegou ao posto de maior veleria do Brasil.
Em 1987, Marcos fundou a Sailing Products, empresa que comercializa, até hoje, produtos e equipamentos náuticos. O negócio cresceu com a abertura das importações no Brasil, na década de 1990, e o empresário firmou laços com a francesa Beneteau desde então ao se tornar, em 1994, o único representante da Beneteau no Brasil.
Desde 2009 Marcos Soares está envolvido no projeto de implantação da Beneteau no Brasil, que incluiu a implementação do primeiro estaleiro da marca na América do Sul e o lançamento da linha de barcos a motor no país. Em 2011 Marcos assumiu o posto de CEO da Beneteau Brasil e, com a ajuda do empresário e velejador nas horas vagas, a Beneteau – que antes tinha sua marca reconhecida no país como um sinônimo de veleiros – tornou-se também uma referência em embarcações a motor.
Hoje, Marcos Soares deixa seu posto de CEO da marca para retomar os projetos do Grupo Sailing. “Tenho muito orgulho de ter participado do projeto da Beneteau no Brasil. Se considerarmos o pré-operacional, foram 5 anos de trabalho muito intensos, mas acredito que tenha sido uma contribuição muito importante para o desenvolvimento do mercado náutico brasileiro”, diz Marcos.
O empresário aproveitou para avaliar o mercado náutico nacional. “Os números brasileiros ainda são pequenos se compararmos com os Estados Unidos, mas somos muito mais expressivos que a China, por exemplo. Nosso setor náutico vem mostrando cada vez mais sinal de maturidade, com grandes marcas estrangeiras investindo no país e com fortes players brasileiros”.
Pioneiro no mercado náutico na representação de grandes marcas internacionais no país, Soares está no comando do Grupo Sailing há 27 anos. Atualmente, o Grupo Sailing é distribuidor exclusivo da líder mundial na fabricação de catamarãs, a Lagoon, e dos veleiros Beneteau no Brasil, além de dealer autorizado da Beneteau Power Boats. Na área de equipamentos, representa os geradores Kohler, sistemas de ar condicionado Crusair, entre outras marcas de referência no mercado náutico, além de ser pioneira em bareboat charter no Brasil com a Brasil Yacht Charter.
“Você tem que estar sempre atento, ser intenso no que faz e estar o tempo inteiro buscando formas de melhorar o seu negócio. O que faz a diferença entre a adversidade e a oportunidade é o observador. Este é o momento para observar o mercado, antecipar-se as suas demandas, consolidar o que é valor e abrir novas frentes”, conclui Marcos Soares.
Fotos: Divulgação e Arquivo NÁUTICA
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com novidades nas bancas, churrasqueiras, mesas da marca, produtos foram exibidos na Bahia Marina
Grupo Vittacar levou produtos da canadense BRP ao salão náutico, incluindo veículos off-road da Can-Am
Representante da Agroquímica São Gabriel apontou ainda que é essencial estar no mercado nordestino
Divisão Industrial e Marítimo, centro autorizado da marca no Nordeste, participa do salão até domingo (10)
Revenda da marca japonesa exibe "embarcação campeã" e motores de potências variadas no evento, que acontece até dia 10