Com 21 pés, a Fiesta é uma obra-prima do projetista Joachim Kusters, que fez a fama do estaleiro Carbrasmar

18/09/2019

Os fãs dos barcos de madeira costumam colocar a italiana Riva e a americana Chris-Chraft no topo da construção naval dos anos 1960/70. De fato, essas lanchas são o que de melhor e mais bonito já se fez mundo afora, em matéria de embarcação de madeira. Mas, em se tratando de Brasil, a 21 pés Carbrasmar Xaréu — obra-prima do projetista Joachim Kusters — também merece respeito. Como esta aqui, a Fiesta, construída em 1971 e que até hoje é mantida assim, impecável e quase todo original, porém com algumas concessão ao moderno.

Por exemplo: a lancha ganhou um piso de cedro rosa, no lugar do original, que era de plástico e de cor cinza. Ficou bem mais bonito. Por sua vez, os relógios foram trocados por modelos mais recentes. Além disso, foi acrescentada uma plataforma de popa, que facilita na hora dos mergulhos na represa de Guarapiranga, onde a Fiesta fica, baseada no Yacht Club Paulista. Por fim, o motor, de centro-rabeta, ganhou alguns cavalos. Antes, era um Chris-Craft de 185 hp; agora, um Mercuiser, V8, de 270 hp. De resto, é a praticamente a mesma lancha que saiu da fábrica há 48 anos.

A 4ª edição da mostra “Tesouros Náuticos” é uma das atrações do São Paulo Boat Show 2019, que acontecerá de 19 a 24 de setembro, no São Paulo Expo. O evento reunirá cerca de 20 barcos que resgatarão todo o charme e elegância de lendários modelos das décadas de 1950, 1960 e 1970 de estilo esportivo. Em uma viagem nostálgica, os visitantes do salão náutico paulista terão a oportunidade de contemplar lanchas e veleiros que marcaram a história náutica do país. Um encontro perfeito para quem adora o jeito de navegar de antigamente.

O São Paulo Boat Show 2019 reúne os mais recentes lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero.

No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Um achado para velejadores: Tutóia, no Maranhão, é um dos picos mais completos do kitesurf

    Cidade na rota dos ventos no Nordeste atende a diferentes níveis da modalidade com delta, praias e lagoas

    Veleiro vira navio dos Targaryen para promover nova temporada de A Casa do Dragão em NY

    Ação promocional transformou o Clipper City, um dos maiores veleiros dos EUA, em uma embarcação digna da Casa Targaryen

    Equipe francesa reformula veleiro de corrida para a disputa da America’s Cup

    Próxima edição da competição mais antiga de vela acontecerá em 2027, na cidade de Nápoles, na Itália

    Novo iate de Neymar e JAQ H1: mesma origem, propostas distintas

    O novo iate de Neymar revela uma tendência que vem transformando o mercado mundial de superiates e que também pode ser vista nos barcos brasileiros JAQ H1 e JAQ H2

    Erik Scheidt é campeão da Classe ILCA 6 (Open) em torneio na Alemanha

    Aos 16 anos, filho de Robert Scheidt termina em primeiro lugar no Kieler Woche Sailing, competição de alto nível que faz parte do Sailing Grand Slam