Fiscalização acirrada
A Capitania Fluvial de Brasília, ligada à Marinha do Brasil, mantém fiscalização acirrada nas embarcações que navegam pelo Lago Paranoá. No último fim de semana, um homem foi detido por dirigir uma lancha embriagado e sua embarcação teve que ser rebocada pela Capitania dos Portos, já que nenhum passageiro tinha a habilitação necessária para assumir a direção.
Durante a fiscalização, aparentemente estava tudo certo com a embarcação, mas após fazer o teste do bafômetro no piloto da lancha, a Marinha verificou 0,15 ml de álcool por litro de ar, enquanto o índice de tolerância é de 0,09 ml. A norma não prevê multa em dinheiro.
A lancha foi apreendida e o condutor vai passar até 120 dias sem poder dirigir embarcações, com a habilitação retida. Além do consumo de álcool, as blitzs fiscalizam documentação dos veículos, número de pessoas a bordo e validade dos itens de segurança, como coletes salva-vidas e botes infláveis.
As operações foram intensificadas desde o acidente com o barco Imagination, em 2011. Ele naufragou sozinho e deixou nove mortos. No ano passado, as equipes não registraram nenhum acidente grave. Entre a tarde e a noite do domingo, a Marinha fiscalizou 17 embarcações, com duas apreensões: uma lancha e um jet. Somente este ano, já foram 11 apreensões. Em fins de semana com sol, as equipes chegam a inspecionar 150 embarcações de diferentes tamanhos por dia.
As operações da Marinha do Brasil são um ótimo incentivo para conscientizar os navegadores e intensificar a segurança nas águas. Direção nunca combina com álcool e itens de segurança sem verificação não combinam com navegação. Fique de olho! É para a sua segurança e a do outro.
Foto: Reprodução/TV Globo
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estreando no São Paulo Boat Show, modelo de 60 pés dá grande atenção aos detalhes e busca conectar passageiros com a natureza
As ofertas da Ventura Marine têm estoque limitado, parcelamento sem juros e acontece exclusivamente no dia 19 de setembro
Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista
Informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18), durante a abertura do 9º Congresso Internacional Náutica, que integra a programação do São Paulo Boat Show
Com a presença de autoridades, desenlace da fita marcou o começo do 27º salão náutico, que acontece até 24 de setembro