A suposta frota de iates de Vladimir Putin, o homem mais poderoso da Rússia


Muito além da figura controversa do mundo político, o presidente russo, Vladimir Putin, chama atenção por supostamente cultivar hábitos extravagantes — e descomedidos. Relatório de um grupo de oposição russo acusa Putin de possuir nada menos que quatro iates, além de 15 helicópteros e 43 aviões.
Seu poder de compra é tanto que a cabine de uma das aeronaves teria sido customizada por joalheiros, um investimento de 18 milhões de dólares, enquanto uma privada, sozinha, teria custado 75 mil dólares. Os luxos do mandachuva russo incluem ainda uma milionária coleção de relógios, além de carros e objetos de arte.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para não perder vídeos exclusivos
Nada, porém, chama mais atenção, entre os luxos do homem mais poderoso da Rússia, que a sua frota de iates. Encabeçando essa esquadra está o The Graceful, de 82 metros, construído pela Sevmash, na Rússia, em 2013, e avaliado em 100 milhões de dólares.
Entre outros luxos, tem uma bela piscina (15 m x 3 m), que se converte em uma pista de dança, e uma elegante área do proprietário, com uma suíte duplex e uma varanda flexível, além de duas suítes VIP e três camarotes de hóspedes.
A segunda joia da coroa é o The Seagull (Chayka, em russo, ou Gaivota, em português), iate do tipo explorer, de 54 metros, que foi oficialmente comprado pelo governo russo, em 2011, para sediar várias reuniões formais com outras figuras políticas. Para isso, o convés principal tem um salão luxuoso que se desdobra, formando uma área com mais de 1.000 metros quadrados, com janelas grandes que permitem muita luz natural.
Quando não estão trabalhando, o presidente russo e seus convidados podem degustar um churrasco, tomar uma vodca nacional em um bar, relaxar em uma jacuzzi para seis pessoas ou mergulhar em uma piscina de spa com uma linda parede de cachoeira de vidro.
O The Olympia foi um presente (sim, um presente, avaliado em 50 milhões de dólares!) oferecido ao presidente russo por seu amigo Roman Abramovich, o bilionário dono do clube de futebol inglês Chelsea.
Tem 57 metros de comprimento e foi construído em 2002 pelo estaleiro holandês Feadship. Supostamente o favorito de Putin, esse iate seria também o mais elegante de sua frota. A suíte do proprietário teria um terço do comprimento do iate, também com uma jacuzzi e um bar.
Putin teria também seria dono do iate Petrel, de 76 metros, igualmente luxuoso, mas ainda mais misterioso. Todos os “brinquedos” somados, o custo de vida do presidente — na avaliação da agência Associated Press — chegaria a US$ 2,5 bilhões ao ano.
Como se vê, tudo nessa matéria está escrito no condicional. “Teria”, “seria”, “chegaria”… Isso porque, apesar dos hábitos extravagantes, Putin é um homem muito reservado. Há pouquíssimas imagens da vida familiar e do círculo de amigos próximos do novo Czar, que comanda o país desde 1999. Ele foi um agente da KGB (serviço secreto russo).
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025