Iate híbrido de estaleiro austríaco terá flybridge com painéis solares
O estaleiro austríaco Silent Yachts divulgou seu novo modelo, o Silent VisionF 82, um catamarã híbrido de 24 metros totalmente em alumínio. O projeto resulta de uma parceria com outro estaleiro, o turco VisionF Yachts.
A embarcação terá um amplo convés de proa com uma área de lounge rebaixada. O convés de popa, por sua vez, esbanjará um confortável salão de 54 m² perfeito para refeições.
Os dois cascos oferecerão várias opções de acomodação. O cliente que optar pelo arranjo padrão terá à sua disposição uma suíte máster de quase 18 m², bem como três camarotes de hóspedes, uma das quais pode funcionar como um espaço de escritório.
O flybridge estendido exibirá um grande painel solar. Já o armazenamento da energia elétrica ficará por conta de um banco de baterias de lítio (160kWh) que alimentará todos os eletrodomésticos a bordo.
A motorização do Silent VisionF 82 vem nas versões transmissão híbrida paralela ou totalmente elétrica. O sistema híbrido paralelo oferecerá três modos de condução diferentes: elétrico, híbrido e o “modo potência”.
No modo híbrido, o sistema selecionará automaticamente o motor elétrico, o motor diesel ou ambos, dependendo de fatores como velocidade e estado da bateria. No modo de potência, tanto o motor diesel quanto o motor elétrico serão acionados para aumentar a aceleração e a velocidade.
Michael Köhler, fundador e CEO da Silent Yachts, garante que a primeira unidade será concluída ainda este ano.
“O objetivo de nossa colaboração com a VisionF Yachts é compartilhar nossa experiência e know-how para apoiar outros fabricantes. A Tesla fez algo semelhante ao abrir suas patentes e disponibilizar a tecnologia para todos. Da mesma forma, estamos muito interessados em compartilhar informações sobre nossos sistemas de propulsão para ajudar a orientar a indústria de iates em direção a um futuro mais sustentável”, afirma Köhler.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Pesquisa aponta que mudanças climáticas aumentarão consideravelmente o risco de colisões entre o animal e embarcações
A ideia foi defendida pelo economista Gustavo Grisa, durante o 9º Congresso Internacional Náutica
Reynisfjara, no sul da Islândia, é famosa não só pela aparição na série vencedora de 59 Emmys
Previsto para iniciar itinerário em maio, Villa Vie Odyssey precisou de reparos e ficou preso em Belfast, na Irlanda do Norte
Santa Catarina lidera o ranking e São Paulo tem praia conquistando o feito pela 15ª vez consecutiva. Confira a lista completa da temporada