III Semana do Mar

Por: Redação -
06/06/2016

Acontece até o próximo sábado, dia 11, a III Semana do Mar, realizada pelo Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba e a Prefeitura Municipal de Ubatuba. O evento faz parte da Programação da 7ª edição do Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar, com o objetivo de sensibilizar, refletir e realizar ações em benefício da proteção às tartarugas marinhas, aos mares e oceanos.

Com o apoio de diversos parceiros locais, a semana conta com uma programação especial de palestras relacionadas aos mares e oceanos, documentários, exposições, eventos culturais, contação de histórias, mutirão de limpeza de praia, ações educativas do Projeto Albatroz – que reúne projetos que tem como objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil -, soltura de tartarugas marinhas, e muito mais.

A abertura do evento foi no último domingo, 5, com a limpeza da Praia do Itaguá. Houve, ainda, soltura de tartarugas marinhas reabilitadas no local, abertura da exposição fotográfica da Rede Biomar, e apresentações musicais com Gabriel O Pensador e a banda Os Cascudos, que interpretam canções em defesa das tartarugas marinhas e dos oceanos.

O Instituto Costa Brasilis, com o projeto “Olhe para o Mar”, estará captando imagens, impressões e percepções dos participantes das atividades durante toda a III Semana do Mar.

Confira a programação completa do evento:

Segunda-feira (6/6)

Às 8h30, a contadora de histórias Mariza Taguada apresentará “Histórias sobre o Mar”, no Projeto Tamar (necessário agendamento prévio). Às 15h, o Tamar recebe a palestra “Manguezal: Berço Ameaçado”, com Luiz Claudio Santiago Bernardes, da APPRU. Às 18h30, o Aquário de Ubatuba exibirá o documentário “Ubatuba um Mar de Memórias”, produzido pelo Projeto Garoupa. Na sequência, às 19h30, no Aquário de Ubatuba, a palestra “Como Interpretar as Previsões de Ondas”, com Dr. André Lanfer, do INPE- Instituto de Pesquisas Espaciais.

Terça-feira (7/6)

Das 8h às 12h, o Projeto Albatroz realizará, no Tamar, a capacitação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, com o “Uso didático do Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede Biomar”. Às 19h30, no Aquário de Ubatuba, acontecerá a palestra “O Papel da Mídia na Conservação Ambiental” com Patricia Palumbo, da Radio Vozes – Programa Baleia Azul.

Quarta-feira (8/6)

Nos dias 8,9 e 10, das 8h às 18h, o Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil promovem o Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, Instituto Argonauta e diversos parceiros. O objetivo é sensibilizar, informar e articular os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. Estas ações serão apresentadas pelos jovens participantes no encerramento da III Semana do Mar.

Quinta-feira (9/6)

Às 15h30, Mariza Taguada volta ao palco do Tamar com a “Contação de Histórias sobre o Mar (necessário agendamento prévio). Às 19h30, o Prof. André Barreto, da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, realizará a palestra “Programas de Monitoramento de Praias – A importância da Gestão de Dados de Biodiversidade para a Conservação Marinha” no auditório do Aquário de Ubatuba.

Sexta-feira (10/6)

Às 16h30, o Instituto Costa Brasilis realizará, no Aquário de Ubatuba, a atividade “Tarot Ambiental”. No auditório do Aquário, às 19h30, é a vez da palestra do oceanólogo Hugo Gallo Neto sobre “O Lixo no Mar”.

Sábado (11/6)

A apresentação musical do dia 11/06, com o patrocínio do Instituto Arcor  Brasil, acontecerá às 20:00, no Tamar, com Luís Perequê e Carlinhos Antunes com Quarteto Mundano, e a participação especial de P. C. Castilho. O evento, que conta com o apoio do Silo Cultural de Paraty, marca o encerramento do VII Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar e da III Semana do Mar.

Serviço:

III Semana do Mar

De 5 a 11 de junho

Mais informações:

Projeto Tamar (12) 3832-6202 | 3832-7014

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Brasileira faz "dobradinha" em premiação da ONU de fotos marinhas

    A fotógrafa Andrea Marandino conquistou a 1ª e 2ª colocação em concurso mundial

    Robô submarino encontra lula com ovos gigantes no fundo do mar

    Cientistas acreditam tratar-se de nova espécie do animal, capaz de botar ovos com o dobro do tamanho comum

    Grand Ocean Boats leva lancha de 37 pés ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro exibirá o modelo Grand Ocean 37 na segunda edição do evento náutico, que vai de 4 a 7 de julho

    De 4º maior lago do mundo a deserto: o que aconteceu com o Mar de Aral

    Má gestão de recursos naturais tornou o Mar de Aral um dos maiores desastres ambientais do mundo

    Destroços do último navio de Ernest Shackleton são encontrados no Canadá

    Quest, explorador polar de uma das figuras mais conhecidas da navegação, está no mar de Labrador, a cerca de 390 m de profundidade