III Semana do Mar
Acontece até o próximo sábado, dia 11, a III Semana do Mar, realizada pelo Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba e a Prefeitura Municipal de Ubatuba. O evento faz parte da Programação da 7ª edição do Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar, com o objetivo de sensibilizar, refletir e realizar ações em benefício da proteção às tartarugas marinhas, aos mares e oceanos.
Com o apoio de diversos parceiros locais, a semana conta com uma programação especial de palestras relacionadas aos mares e oceanos, documentários, exposições, eventos culturais, contação de histórias, mutirão de limpeza de praia, ações educativas do Projeto Albatroz – que reúne projetos que tem como objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil -, soltura de tartarugas marinhas, e muito mais.
A abertura do evento foi no último domingo, 5, com a limpeza da Praia do Itaguá. Houve, ainda, soltura de tartarugas marinhas reabilitadas no local, abertura da exposição fotográfica da Rede Biomar, e apresentações musicais com Gabriel O Pensador e a banda Os Cascudos, que interpretam canções em defesa das tartarugas marinhas e dos oceanos.
O Instituto Costa Brasilis, com o projeto “Olhe para o Mar”, estará captando imagens, impressões e percepções dos participantes das atividades durante toda a III Semana do Mar.
Confira a programação completa do evento:
Segunda-feira (6/6)
Às 8h30, a contadora de histórias Mariza Taguada apresentará “Histórias sobre o Mar”, no Projeto Tamar (necessário agendamento prévio). Às 15h, o Tamar recebe a palestra “Manguezal: Berço Ameaçado”, com Luiz Claudio Santiago Bernardes, da APPRU. Às 18h30, o Aquário de Ubatuba exibirá o documentário “Ubatuba um Mar de Memórias”, produzido pelo Projeto Garoupa. Na sequência, às 19h30, no Aquário de Ubatuba, a palestra “Como Interpretar as Previsões de Ondas”, com Dr. André Lanfer, do INPE- Instituto de Pesquisas Espaciais.
Terça-feira (7/6)
Das 8h às 12h, o Projeto Albatroz realizará, no Tamar, a capacitação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, com o “Uso didático do Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede Biomar”. Às 19h30, no Aquário de Ubatuba, acontecerá a palestra “O Papel da Mídia na Conservação Ambiental” com Patricia Palumbo, da Radio Vozes – Programa Baleia Azul.
Quarta-feira (8/6)
Nos dias 8,9 e 10, das 8h às 18h, o Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil promovem o Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, Instituto Argonauta e diversos parceiros. O objetivo é sensibilizar, informar e articular os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. Estas ações serão apresentadas pelos jovens participantes no encerramento da III Semana do Mar.
Quinta-feira (9/6)
Às 15h30, Mariza Taguada volta ao palco do Tamar com a “Contação de Histórias sobre o Mar (necessário agendamento prévio). Às 19h30, o Prof. André Barreto, da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, realizará a palestra “Programas de Monitoramento de Praias – A importância da Gestão de Dados de Biodiversidade para a Conservação Marinha” no auditório do Aquário de Ubatuba.
Sexta-feira (10/6)
Às 16h30, o Instituto Costa Brasilis realizará, no Aquário de Ubatuba, a atividade “Tarot Ambiental”. No auditório do Aquário, às 19h30, é a vez da palestra do oceanólogo Hugo Gallo Neto sobre “O Lixo no Mar”.
Sábado (11/6)
A apresentação musical do dia 11/06, com o patrocínio do Instituto Arcor Brasil, acontecerá às 20:00, no Tamar, com Luís Perequê e Carlinhos Antunes com Quarteto Mundano, e a participação especial de P. C. Castilho. O evento, que conta com o apoio do Silo Cultural de Paraty, marca o encerramento do VII Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar e da III Semana do Mar.
Serviço:
III Semana do Mar
De 5 a 11 de junho
Mais informações:
Projeto Tamar (12) 3832-6202 | 3832-7014
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Em palestra no 9º Congresso Náutica, Isabella Pozzeti disse que 8 projetos pilotos de infraestrutura estão sendo implantados
Com ajuda de detectores de metal, dois homens encontraram 36 moedas cunhadas na Inglaterra e na Irlanda
Grandes barcos do estaleiro catarinense atracarão nas águas da Bahia marina, de 6 a 10 de novembro
Pesquisa aponta que mudanças climáticas aumentarão consideravelmente o risco de colisões entre o animal e embarcações
A ideia foi defendida pelo economista Gustavo Grisa, durante o 9º Congresso Internacional Náutica