Jet com hidrofólios permitirá “planar” sobre a água em alta velocidade

Por: Redação -
02/06/2022

Embora os hidrofólios não sejam uma tecnologia recente – sua origem remete a 1898 -, eles estão se tornando uma grande tendência nas embarcações. Isso se deve à sua eficiência energética: como o ar é 800 vezes menos denso que a água, evitar a imersão do casco resulta em uma grande economia de energia.

Foi pensando nisso que a empresa francesa Neocean projetou o Overboat 150F, um jet com três hidrofólios que o permitirão “planar” sobre a água. A moto aquática terá 11 pés (3,3 m) de comprimento e um motor elétrico de 8kW alimentado por uma bateria que dura duas horas.

Uma vez atingidos os 10 nós (18,5 km/h), os hidrofólios se levantarão e permitirão que o Overboat 150F chegue a uma velocidade máxima de 20 nós (37 km/h), de acordo com informações iniciais da marca. A velocidade de cruzeiro, por sua vez, será de 15 nós (27,7 km/h).

A empresa afirma que seu design oferece uma redução de 20% no consumo de energia em comparação com um barco com motor de popa de tamanho semelhante, com o benefício adicional de zero ruído e zero poluição do ar.

O Overboat 150F também estará disponível em uma versão de dois lugares. Além disso, a marca conta com outro modelo, o Overboat 100F, que é menor e mais lento (3,1 m e velocidade máxima de 15 nós).

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais

    Náutica Responde: é necessário ter rádio VHF no barco?

    Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas

    Novos olhares sobre a navegação: artista contemporâneo transforma barcos em esculturas

    Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano