Jet com hidrofólios permitirá “planar” sobre a água em alta velocidade
Embora os hidrofólios não sejam uma tecnologia recente – sua origem remete a 1898 -, eles estão se tornando uma grande tendência nas embarcações. Isso se deve à sua eficiência energética: como o ar é 800 vezes menos denso que a água, evitar a imersão do casco resulta em uma grande economia de energia.
Foi pensando nisso que a empresa francesa Neocean projetou o Overboat 150F, um jet com três hidrofólios que o permitirão “planar” sobre a água. A moto aquática terá 11 pés (3,3 m) de comprimento e um motor elétrico de 8kW alimentado por uma bateria que dura duas horas.
Uma vez atingidos os 10 nós (18,5 km/h), os hidrofólios se levantarão e permitirão que o Overboat 150F chegue a uma velocidade máxima de 20 nós (37 km/h), de acordo com informações iniciais da marca. A velocidade de cruzeiro, por sua vez, será de 15 nós (27,7 km/h).
A empresa afirma que seu design oferece uma redução de 20% no consumo de energia em comparação com um barco com motor de popa de tamanho semelhante, com o benefício adicional de zero ruído e zero poluição do ar.
O Overboat 150F também estará disponível em uma versão de dois lugares. Além disso, a marca conta com outro modelo, o Overboat 100F, que é menor e mais lento (3,1 m e velocidade máxima de 15 nós).
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes
Isopor, bitucas e tampinhas encabeçam lixo encontrado; NÁUTICA tem atuado na propagação de campanha educativa sobre o tema
Inédito, o salão acontecerá de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, com mais de 30 barcos em exposição
No Bioparque Pantanal, em Mato Grosso do Sul, apresentação conta com peças históricas e itens utilizados em missões