Jet com hidrofólios permitirá “planar” sobre a água em alta velocidade

Por: Redação -
02/06/2022

Embora os hidrofólios não sejam uma tecnologia recente – sua origem remete a 1898 -, eles estão se tornando uma grande tendência nas embarcações. Isso se deve à sua eficiência energética: como o ar é 800 vezes menos denso que a água, evitar a imersão do casco resulta em uma grande economia de energia.

Foi pensando nisso que a empresa francesa Neocean projetou o Overboat 150F, um jet com três hidrofólios que o permitirão “planar” sobre a água. A moto aquática terá 11 pés (3,3 m) de comprimento e um motor elétrico de 8kW alimentado por uma bateria que dura duas horas.

Uma vez atingidos os 10 nós (18,5 km/h), os hidrofólios se levantarão e permitirão que o Overboat 150F chegue a uma velocidade máxima de 20 nós (37 km/h), de acordo com informações iniciais da marca. A velocidade de cruzeiro, por sua vez, será de 15 nós (27,7 km/h).

A empresa afirma que seu design oferece uma redução de 20% no consumo de energia em comparação com um barco com motor de popa de tamanho semelhante, com o benefício adicional de zero ruído e zero poluição do ar.

O Overboat 150F também estará disponível em uma versão de dois lugares. Além disso, a marca conta com outro modelo, o Overboat 100F, que é menor e mais lento (3,1 m e velocidade máxima de 15 nós).

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine