Jet na Europa

Por: Redação -
29/07/2015

Entre os dias 15 e 19 de julho, o Euro Tour 2015, um dos mais importantes campeonatos de jet do mundo, agitou a cidade de Nysa, na Polônia. Os 150 melhores pilotos da atualidade representaram 24 países, entre Holanda, Bélgica, Portugal, Alemanha, Áustria, Lituânia, Croácia, República Tcheca e Emirados Árabes. Foram 4 dias de competições e muitos pegas na água entre os melhores pilotos do mundo, como o austríaco Kevin Reiterer, o português Filipe Filipe e o húngaro György Kasza.

Ao todo, foram 17 categorias, com baterias diárias das 9 às 18 h, com pausa apenas para o almoço. A animada locução do evento ficou sob responsabilidade da famosa apresentadora americana Dawn Dawson, que cruzou o oceano para levar todo o seu encanto e conhecimento do mundo do jet para a competição europeia. O evento aconteceu no Lago de Nyskie Lake, a poucos minutos da cidade de Nysa, com total segurança e fácil acesso. A estrutura do local contava com bares, lojinhas, banheiros sempre muito limpos e restaurante — tudo isso dentro de um parque fechado.

A organização do evento esteve a cargo da federação de jet de Nysa sob a tutela de Agnieszka Siergiej e Janusz Stajak com um trabalho extremamente eficiente que renderam muitos elogios. No primeiro dia do evento, a organização recepcionou as equipes com um brilhante café da manhã na beira da praia, deixando a todos imersos num imenso clima familiar e de ótima hospitalidade.

A direção de prova ficou sob a tutela do português Luis Centeno Fragoso e do inglês Bart Segers, conduzindo de forma magistral todas as disputas durante os quatro dias de provas. Foram dias de sol intenso e poucos momentos de céu nublado com chuva. As competições levaram o público presente ao delírio com as ultrapassagens e manobras incríveis.

O destaque ficou por conta do piloto húngaro György Kasza. Em sua bateria, após queimar uma boia, recebeu a ordem para pagar a penalização já na primeira volta. Como não acatou a ordem, foi duplamente penalizado, perdendo uma posição ao término da corrida. Mesmo assim, György deu um show: colocou voltas de vantagem nos concorrentes (inclusive no segundo colocado), terminando em primeiro e conquistando a prova. Já na segunda bateria, a Runabout PRO GP, não teve tanta sorte. Logo no início, seu jet sofreu uma avaria. Já na terceira bateria, com o jet consertado, ele venceu, conquistando assim o título europeu. A maior equipe presente foi a dos portugueses da Samuka Racing e Team Almeida, totalizando 17 pessoas, entre pilotos, mecânicos e managers.

O evento ainda contou com atrações extras, como shows de malabarismo com pranchas flyboard e o som do dj Rob Perrie, que animou os quatro dias do evento. Impossível não citar o austríaco Kevin Reiterer, que mais uma vez deu show nas águas, conquistando o título no Ski Pro GP. A equipe da jetskiNworld parabeniza toda a organização do evento pelo brilhante trabalho desenvolvido. Que venha 2016!

Veja algumas imagens do evento:

Ricardo Fuchs é fotógrafo da JetSkiNworld & Photojetski e viaja o mundo atrás das impressionantes imagens das competições de jets

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Professor larga tudo para dar volta ao mundo em veleiro de 8 metros

    Pelas redes sociais, Luke Hartley compartilha suas aventuras a bordo de uma 27 pés de 1976

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha

    Ventura atracará com lanchas, pontoons e jets na estreia do Brasília Boat Show

    Conhecido pela variedade de produtos, estaleiro mineiro estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto

    6 ótimos motivos para você visitar o Brasília Boat Show

    O maior evento náutico do Centro-Oeste acontecerá de 14 a 18 de agosto, no Lago Paranoá