Jet na Europa
Entre os dias 15 e 19 de julho, o Euro Tour 2015, um dos mais importantes campeonatos de jet do mundo, agitou a cidade de Nysa, na Polônia. Os 150 melhores pilotos da atualidade representaram 24 países, entre Holanda, Bélgica, Portugal, Alemanha, Áustria, Lituânia, Croácia, República Tcheca e Emirados Árabes. Foram 4 dias de competições e muitos pegas na água entre os melhores pilotos do mundo, como o austríaco Kevin Reiterer, o português Filipe Filipe e o húngaro György Kasza.
Ao todo, foram 17 categorias, com baterias diárias das 9 às 18 h, com pausa apenas para o almoço. A animada locução do evento ficou sob responsabilidade da famosa apresentadora americana Dawn Dawson, que cruzou o oceano para levar todo o seu encanto e conhecimento do mundo do jet para a competição europeia. O evento aconteceu no Lago de Nyskie Lake, a poucos minutos da cidade de Nysa, com total segurança e fácil acesso. A estrutura do local contava com bares, lojinhas, banheiros sempre muito limpos e restaurante — tudo isso dentro de um parque fechado.
A organização do evento esteve a cargo da federação de jet de Nysa sob a tutela de Agnieszka Siergiej e Janusz Stajak com um trabalho extremamente eficiente que renderam muitos elogios. No primeiro dia do evento, a organização recepcionou as equipes com um brilhante café da manhã na beira da praia, deixando a todos imersos num imenso clima familiar e de ótima hospitalidade.
A direção de prova ficou sob a tutela do português Luis Centeno Fragoso e do inglês Bart Segers, conduzindo de forma magistral todas as disputas durante os quatro dias de provas. Foram dias de sol intenso e poucos momentos de céu nublado com chuva. As competições levaram o público presente ao delírio com as ultrapassagens e manobras incríveis.
O destaque ficou por conta do piloto húngaro György Kasza. Em sua bateria, após queimar uma boia, recebeu a ordem para pagar a penalização já na primeira volta. Como não acatou a ordem, foi duplamente penalizado, perdendo uma posição ao término da corrida. Mesmo assim, György deu um show: colocou voltas de vantagem nos concorrentes (inclusive no segundo colocado), terminando em primeiro e conquistando a prova. Já na segunda bateria, a Runabout PRO GP, não teve tanta sorte. Logo no início, seu jet sofreu uma avaria. Já na terceira bateria, com o jet consertado, ele venceu, conquistando assim o título europeu. A maior equipe presente foi a dos portugueses da Samuka Racing e Team Almeida, totalizando 17 pessoas, entre pilotos, mecânicos e managers.
O evento ainda contou com atrações extras, como shows de malabarismo com pranchas flyboard e o som do dj Rob Perrie, que animou os quatro dias do evento. Impossível não citar o austríaco Kevin Reiterer, que mais uma vez deu show nas águas, conquistando o título no Ski Pro GP. A equipe da jetskiNworld parabeniza toda a organização do evento pelo brilhante trabalho desenvolvido. Que venha 2016!
Veja algumas imagens do evento:
Ricardo Fuchs é fotógrafo da JetSkiNworld & Photojetski e viaja o mundo atrás das impressionantes imagens das competições de jets
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos
Encontro permite dialogar com Marinha do Brasil sobre atualizações nas normas de navegação
Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar