A Spirit Yachts, em parceria com a BAR Technologies, está produzindo uma lancha totalmente elétrica e com tecnologia de hidrofólio: a Spirit 35 Foiler. O modelo será esguio, com uma boca máxima de apenas 2,3 metros.
Um casamento entre o estilo retrô e a tecnologia de ponta em hidrofólios, a lancha Spirit 35 Foiler foi encomendada pelo mesmo proprietário europeu da maior e mais avançada embarcação da Spirit Yachts até o momento, o veleiro Geist.
O design da lancha veio do próprio CEO da Spirit Yachts, Sean McMillan, que também é o diretor de design da empresa. Ele admite ter se inspirado principalmente no Baby Bootlegger, hidroplano americano da década de 1920 que foi bicampeão da Gold Cup (tradicional corrida de barcos), o que pode ser notado pelo desenho da proa e convés de proa, além da presença de um cockpit com dois assentos. Esse último elemento, segundo McMillan, tem suas origens também nos carros de corrida antigos.
O barco contará com uma capota traseira que, ao ser aberta, revelará um cockpit para passageiros que abriga até seis pessoas.
Por enquanto, a Spirit Yachts e a BAR Technologies optaram por não revelar os detalhes da motorização, embora tenham afirmado que haverá apenas uma unidade de propulsão. Além disso, foi dito que sua velocidade máxima estará entre os 27 e 28 nós (50 e 51,8 km/h, respectivamente). O casco começará a voar quando atingir em torno de 14 nós (aproximadamente 26 km/h).
O perfil submerso será em formato de “v” profundo e visa garantir o máximo de velocidade. Já o design superior, busca a pura elegância estilística. A composição do casco será de madeira de cedro e cipó-africano (similar ao mogno) e terá uma camada de fibra de carbono para garantir rigidez. Seu peso final será de somente 2,4 toneladas.
A tecnologia de hidrofólios retráteis é o resultado final de vários sistemas desenvolvidos pela BAR Technologies ao longo da última década. Serão três apêndices feitos de titânio sólido: um situado na popa, que funcionará como leme, e outros dois mais à frente, cuja função será controlar o balanço da embarcação.
A altura do voo deve alcançar 1,5 metros e será ajustada automaticamente pelo sistema de navegação inercial. Com os hidrofólios retraídos, a lancha ficará em torno de 30 cm acima da superfície quando em alta velocidade.
A construção já está em andamento na unidade da Spirit Yachts em Suffolk, no Reino Unido, e a expectativa é de que seja finalizada no começo do verão, quando a produção será transferida para uma unidade da BAR Technologies, a fim de instalar as partes hidráulicas e os hidrofólios.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
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