Lars Grael e Guilherme de Almeida vencem VII Distrito de Star no Yacht Club Santo Amaro

Por: Redação -
31/05/2022

O título do Campeonato do VII Distrito da classe Star ficou com Lars Grael e Guilherme de Almeida neste domingo (29). A dupla campeã mundial e atual bicampeã brasileira venceu a última das duas regatas finais no Yacht Club Santo Amaro – YCSA, em São Paulo (SP), e levou o tradicional evento da vela brasileira.

Lars Grael e Guilherme de Almeida chegaram ao último dia na Represa do Guarapiranga pressionados na tabela, mas logo na primeira prova conquistaram o título matematicamente por antecipação com apenas 8 pontos perdidos. A medalha de prata ficou para Felipe Etchenique e Ubiratan Matos com 12 pontos perdidos e o bronze para Marcelo Fuchs e Arthur Lopes com 15 pontos perdidos.

O campeonato contou com 12 duplas e seis regatas disputadas com a entrada de um descarte do pior resultado. As provas do domingo (29) tiveram ventos no quadrante norte de média intensidade. Lars Grael e Guilherme de Almeida ganharam a primeira, e Felipe Etchenique e Ubiratan Matos a última.

“Tivemos 12 embarcações de altíssimo nível e a colaboração do vento que ajudou muito nesses três dias. Foram dias felizes, com duas vitórias no primeiro, depois na metade do campeonato com alguns problemas e provas de recuperação, e no fim com o título antecipado”, disse Lars Grael, medalhista olímpico, que faturou seu décimo VII Distrito de Star da carreira.

”Foi importante voltar à Guarapiranga e velejar com o proeiro Guilherme Almeida. Tenho paixão pela vela, vontade de se divertir, disposição física, pois o barco exige muito da gente”.

Vencedores da última prova do dia, Felipe Etchenique e Ubiratan Matos subiram de posições nas últimas quatro regatas depois de um início irregular. A medalha de prata chegou a ser surpreendente para o atleta olímpico de Atlanta 1996 Felipe Etchenique, que velejou pela primeira vez no Star. ”O Felipe é um ótimo tático e timoneiro, mesmo fazendo sua estreia na categoria. Nos demos muito bem no barco, vencendo a última regata”, explicou Bira Matos.

O barco foi disponibilizado pelo primeiro medalhista olímpico da vela, Reinaldo Conrad, que acabou não conseguindo disputar o VII Distrito. O evento foi realizado no YCSA, tradicional clube da vela brasileira, que rendeu inúmeras medalhas olímpicas. Além disso, o Yacht Club Santo Amaro promove campeonatos de ponta e investe na vela jovem.

”Foi um prazer para o YCSA receber o evento da classe, com muita tradição e muitos campeões da modalidade. Demos sorte nas condições de ventos, que aumentou no fim. Foi um sucesso, todos gostaram”, explicou Marcos Biekarck, diretor do YCSA.

Resultados após 6 regatas

1º – Lars Grael / Guilherme Almeida – 7 pontos

2º – Felipe Etchenique/ Ubiratan Matos – 12 pontos

3º – Marcelo Fuchs/ Arthur Lopes – 15 pontos

4º -André Diomelli / Marcelo Jordão – 22 pontos

5º – Antonio Moreira / Arcelio Moreira – 23 pontos

6º -Wagner Bojlesen / Henrique Cabette – 21 pontos

7º – Felipe Haddad / Marco Lagoa – 31 pontos

8º – Admar Gonzaga / Ronald Seifert – 32 pontos

9º – Dino Pascolato / Samuel Gonçalves – 33 pontos

10º – Renato Cruz / Fernando Ilha – 42 pontos

11º – Bruno Caruso / Juan de La Fuente – 54 pontos

12º – Beto Hackerott/ Ricardo Siemsen – 61 pontos

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Semana de Vela de Ilhabela: na BRA-RGS, vencedor cruzou linha de chegada após 12h de regata

    Percurso de Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, de 55 milhas náuticas, foi marcado pela variação de vento; confira resultados gerais

    Lago Paranoá, palco do Brasília Boat Show, tem vila submersa e pequenas ilhas; conheça

    Fruto de um projeto arquitetônico, lago possui uma rica história e é ponto de lazer, pesca e esportes na região

    Marine Center atracará no Brasília Boat Show com produtos de primeira linha para barcos

    Considerada um dos maiores atacados náuticos do Brasil, empresa estará no salão que acontece de 14 a 18 de agosto no Lago Paranoá

    Raríssimas imagens flagram baleia azul amamentando filhote; assista

    Cenas também mostram cetáceos em outros momentos íntimos, que envolvem desde reprodução até ‘ida ao banheiro’

    Growdeck levará deques náuticos e acessórios à primeira edição do Brasília Boat Show

    Considerada uma das principais marcas de pisos náuticos no Brasil, empresa atracará no Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto