Luto

Por: Redação -
29/02/2016

 

Nos deixou, no último sábado (27/02), em Conceição do Rio Verde, em Minas Gerais, aos 87 anos, o veterano navegador Aloysio Gomes Carneiro, autor do Guia Mar São Paulo, editado pela Revista Náutica, em 1995, com um mapeamento do litoral do Estado desde a Ponta da Juatinga, na divisa com o Rio, até o extremo sul da costa paulista.

Feito com papel impermeável, o livro encontra-se até hoje em muitas cabines de barcos do Brasil. Foi o segundo guia lançado por Aloysio Gomes. O primeiro, de 1987, batizado de Guia Mar Rio, trazia informações sobre o litoral das cidades de Búzios e Paraty, no Rio.

Para realizar o Guia Mar São Paulo, Aloysio percorreu mais de 740 km do litoral, usando um barco e um avião bimotor, pilotado por ele mesmo. Aloysio Gomes Carneiro lançou-se ao mar em 1957, navegando toda a costa brasileira e parte do mundo.

Aloysio, que residia há décadas na Fazenda Itaóca, importante produtora e exportadora de café, sofria de problemas cardíacos.

Na foto em destaque, Aloysio recebe das mãos de Marcio Dottori (diretor técnico de NÁUTICA), Denise Godoy (vice-presidente do Grupo NÁUTICA) e Ernani Paciornik (presidente do Grupo NÁUTICA) homenagem durante a nomeação dos primeiros membros da Academia Brasileira de Náutica.

A equipe da revista Náutica, que conviveu de perto com Aloysio durante muitos anos, expressa sinceros sentimentos à família.

Foto: Mozart Latorre

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas

    Grande Buraco Azul: sedimentos milenares revelam futuro de tempestades violentas no Caribe

    Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos

    Cientistas encontram lixo marinho no local mais profundo do mar Mediterrâneo

    Resíduos de interferência humana alcançam até mesmo áreas quase inacessíveis, a 5 mil metros de profundidade