Luto


Nos deixou, no último sábado (27/02), em Conceição do Rio Verde, em Minas Gerais, aos 87 anos, o veterano navegador Aloysio Gomes Carneiro, autor do Guia Mar São Paulo, editado pela Revista Náutica, em 1995, com um mapeamento do litoral do Estado desde a Ponta da Juatinga, na divisa com o Rio, até o extremo sul da costa paulista.
Feito com papel impermeável, o livro encontra-se até hoje em muitas cabines de barcos do Brasil. Foi o segundo guia lançado por Aloysio Gomes. O primeiro, de 1987, batizado de Guia Mar Rio, trazia informações sobre o litoral das cidades de Búzios e Paraty, no Rio.
Para realizar o Guia Mar São Paulo, Aloysio percorreu mais de 740 km do litoral, usando um barco e um avião bimotor, pilotado por ele mesmo. Aloysio Gomes Carneiro lançou-se ao mar em 1957, navegando toda a costa brasileira e parte do mundo.
Aloysio, que residia há décadas na Fazenda Itaóca, importante produtora e exportadora de café, sofria de problemas cardíacos.
Na foto em destaque, Aloysio recebe das mãos de Marcio Dottori (diretor técnico de NÁUTICA), Denise Godoy (vice-presidente do Grupo NÁUTICA) e Ernani Paciornik (presidente do Grupo NÁUTICA) homenagem durante a nomeação dos primeiros membros da Academia Brasileira de Náutica.
A equipe da revista Náutica, que conviveu de perto com Aloysio durante muitos anos, expressa sinceros sentimentos à família.
Foto: Mozart Latorre
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas
Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas
Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas
Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos
Resíduos de interferência humana alcançam até mesmo áreas quase inacessíveis, a 5 mil metros de profundidade