A manutenção que você mesmo pode fazer ou controlar no seu barco
#LoucosPorBarcos estão sempre em dia com a manutenção da sua embarcação. Confira aqui o que você mesmo pode fazer ou controlar:
TODA SEMANA
Você mesmo:
Checar as luzes de navegação para evitar acidentes à noite;
Limpar os filtros de água para evitar superaquecimento do motor;
Limpar o porão para tirar água e evitar entupimento da bomba;
Arejar a cabine para evitar mau cheiro e mofo a bordo;
TODO MÊS
Você mesmo:
Polir as ferragens para evitar ferrugem e não desvalorizar o barco;
Verificar as pás do hélice para evitar perda de rendimento;
Verificar a bomba de porão. Se ela parar, o barco pode afundar;
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A CADA SEIS MESES
Você mesmo:
Trocar os anodos de sacrifício para evitar que a corrosão tome conta do seu barco;
Checar os conectores das baterias para evitar curtos e perda de condutividade;
Lubrificar os rolamentos da carreta. Se o rolamento travar, a roda pode soltar;
Lubrificar o sistema de direção para manter o volante sempre macio;
Lubrificar as fechaduras e dobradiças para aumentar vida útil de portas e armários;
Leia também
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Mecânico:
Lubrificar os cabos de aceleração para manter o acelerador sempre macio;
Trocar o filtro de ar do motor para evitar a perda de potência;
Trocar o filtro de combustível para não perder potência e não soltar muita fumaça;
Verificar a caixa de reversão. O óleo pode estar contaminado e o cabo, desregulado;
Trocar as velas de ignição do motor para não prejudicar partida e não danificar marcha lenta;
Trocar o rotor da bomba d’água. Se perder pressão, o motor pode superaquecer;
UMA VEZ POR ANO
Você mesmo:
Limpar o tanque de combustível para não prejudicar os bicos injetores dos motores a diesel;
Pintar o fundo do casco para retirar cracas e melhorar desempenho. Pode ser feito por um pintor;
Testar a vedação das gaiutas para evitar vazamentos na cabine;
Verificar as válvulas do casco. Se elas vazarem, o barco pode afundar;
Checar os equipamentos de salvatagem para ver validades e funcionamento;
Verificar os extintores de incêndio para certificar que eles estão aptos a ser usados e evitar maiores danos;
Mecânico:
Trocar o óleo da rabeta para evitar a entrada de água no motor pelo retentor;
Trocar a mufla do motor para evitar o aquecimento dele;
Eletricista:
Verificar o estado das fiações para evitar curtos e panes elétricas.
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