Marinha promove XIV Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Por: Redação -
13/10/2016
Two speedboats on blue Adriatic sea, Croatia

Entre os dias 20 e 23 de outubro, o Colégio Naval, localizado na cidade de Angra dos Reis (RJ), sediará a XIV edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador. Promovido pela Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas, o Simpósio tem como propósito transmitir experiência e conhecimentos de segurança, difundir a mentalidade marítima e divulgar os procedimentos previstos nas Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas (NORMAM-03/DPC).

Autoridades militares e navegadores experientes estarão presentes no evento. A abertura da programação será realizada pelo Comandante da Marinha e Autoridade Marítima Brasileira, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Entre os palestrantes convidados, destaca-se a presença do medalhista olímpico de vela, Torben Grael, bem como do velejador ucraniano radicado no Brasil, Aleixo Belov, que passará um pouco de sua experiência adquirida em diversas travessias ao redor do mundo.

Além do ciclo de palestras, o evento contará com a realização de aulas práticas de moto aquática para a capacitação na categoria  Motonauta, bem como a execução de atividades embarcadas visando a qualificação dos participantes para a categoria de Arrais-Amador  contendo instruções importantes como a utilização de equipamentos e sistemas de combate a incêndio, balsas, coletes salva-vidas, noções de primeiros socorros, meteorologia, assim como a realização de exercício de abandono e de resgate de homem ao mar. O evento encerra-se com a realização de exames escritos para as categorias de amadores.

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval, sempre focado no objetivo de informar e instruir os navegadores sobre sua responsabilidade como comandantes e conscientizar a comunidade náutica não só para a importância de se promover uma navegação mais segura, como também prezar pela prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar. Para mais informações acesse o site www.simposio.net.br, onde também podem ser feitas as inscrições, que seguem até o dia 14 de outubro.

Foto: Fotolia

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vírus gigante encontrado no Ártico pode amenizar efeitos do aquecimento global

    Estudo aponta que o organismo, mil vezes maior do que o vírus da gripe, consegue desacelerar o derretimento do gelo; entenda

    Estrada de pedra de 7 mil anos atrás é registro da história no fundo do Mar Adriático

    Cerâmicas e outros artefatos encontrados no local são vestígios que podem ter pertencido a antiga civilização de Hvar, na Croácia

    Curtir paisagens com água diminui a frequência cardíaca, apontam estudos

    Efeito positivo da água sobre a pressão arterial foi comprovado em três experiências com humanos

    Estaleiro holandês Feadship lança seu primeiro superiate movido a energia solar

    Embarcação de 59,5 metros representa mais um passo da marca rumo ao objetivo de ser neutra para o clima até 2030

    Mestra levará seu maior barco ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro estará no evento náutico com três opções de lanchas que vão de 29,5 pés a 35 pés