Misterioso magnata russo recebe iate com nome intrigante e luzes hi-tech

21/12/2021

Mais do que uma simples novidade, o Phi — iate de 58,5 metros, ou 192 pés, que o estaleiro holandês Royal Huisman acaba de colocar na água — é um barco pouco convencional e representa a última palavra em design naval na Europa.

 

Sua característica mais marcante é ter um casco longo e elegante, mas de linhas finas, sendo, portanto, muito mais eficiente em termos de combustível — segundo os projetistas, é o iate a motor mais longo do mundo abaixo de 500 GT (ou arqueação bruta, a soma de todos os volumes internos da embarcação).

 

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Representante do ainda oculto proprietário (que seria um milionário russo), o capitão profissional Guy Booth disse: “Desde os primeiros dias, quando fechamos contrato com o designer Cor D. Rover, ficou decidido que a o iate deveria apresentar uma combinação única”.

 

O dono, aliás, nunca tinha ouvido falar de Cor D. Rover, quando o convidou para projetar o seu iate. Ao serem apresentados, ele pediu a Cor para revelar suas ideias, e este respondeu: “Com todo o respeito, como posso projetar um iate para você se eu nem o conheço”. Essa frase, lembra o capitão Booth, foi efetivamente o florescimento da história do Projeto Phi.

Por sua vez, o processo de procura pelo estaleiro que daria forma ao iate foi árduo. Booth e o proprietário visitaram vários construtores pela Europa, mas se cansaram de ouvir que as expectativas dos clientes eram muito ambiciosas. Até encontrar acolhida no holandês Royal Huisman, cujos arquitetos desde o início se mostraram ansiosos para fazer as ideias funcionarem. E funcionaram.

 

Relacionando-se dentro e fora com a “lectio divina” (leitura divina) ou a “Proporção Áurea” (representação tão real da perfeição que muitos levam o conceito matemático para o lado místico ou religioso), o Phi é um iate a motor de formas magnificamente sensuais. Inspirado pela natureza, Cor D. Rover focou cada nível dos conveses em três temas: a galáxia, a superfície do oceano e o mundo subaquático. A começar pela suíte do proprietário, na cobertura, que foi focada na galáxia.

Além da generosa cobertura do proprietário, que ocupa um deque inteiro, o Phi ganhou uma piscina de conceito inovador, sustentável, que se transforma em um tanque selado, permitindo que a água seja tratada durante a noite, sem equipamentos adicionais. Há também uma maravilhosa “adega infinita”, com os melhores vinhos. Sem contar o espetacular sistema de iluminação exterior, baseados em laser, extremamente agradável para os olhos.

 

“A cooperação entre a equipe do proprietário, os arquitetos, os designers e todos na Royal Huisman tem sido excepcional. Podemos estar justificadamente orgulhosos do que alcançamos”, disse o capitão Booth, no momento em que o majestoso Phi foi entregue, após anos de trabalho, acompanhado de um barco sombra: o Phi Phantom, de 36 metros, no qual todos os brinquedos de água e equipamentos adicionais serão transportados, a fim de liberar ainda mais espaço na nave-mãe.

 

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória