Mistura de jet com lancha, o novo Saxdor é uma espécie de “scooter da água”

Por: Redação -
30/04/2020

Com a promessa de oferecer algo diferente para a indústria náutica, o designer Sakari Mattila decidiu criar um estaleiro, o Saxdor Yachts, com sede na cidade de Espoo, na Finlândia. E construir vários modelos de barcos, de 20 a 30 pés de comprimento.

O objetivo, segundo ele, é criar um barco para cada bolso. O primeiro lançamento é esse aqui: o Saxdor 200 SPORT, de 20 pés, que, na definição de Mattila, passa a ocupar uma categoria nova: a das “scooter da água”.

Como é que é? Simples: uma combinação de lancha com jet. Ou: “A conveniência e facilidade de pilotar de um jet com o conforto e a segurança de uma lancha compacta”, como explicou o próprio designer finlandês.

Com 5,94 metros de comprimento e 2,29 m de boca, o Saxdor 200 Sport pesa 700 quilos (sem o motor), tem um grande convés de proa e, na versão padrão, vem com um banco de três lugares (assentos individuais em linha indiana, semelhante a uma scooter ou a um jet).

Já na “versão lancha”, de quatro lugares, o banco em linha é substituído por dois, ambos com assentos duplos, um no comando e outro logo atrás. No teto, tanto em um modelo como em outro, o estaleiro oferece as opções de targa, bímini ou T-top.

Na motorização, o Saxdor 200 Sport vem equipado com um Mercury de 100 hp, com o qual atinge 34 nós de velocidade máxima. O preço? Cerca de € 22 000. Para quem deseja mais desempenho, o estaleiro oferece o modelo Saxdor 200 Pro Sport, com 170 hp de potência, que pode alcançar até 45 nós, segundo o estaleiro.

Apesar de já estar à venda, o barco só será lançado oficialmente em setembro, no Cannes Yachting Festival 2020.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?

    Em decisão polêmica, Comite Olímpico escolheu outro país para sediar todas as baterias do esporte; entenda

    Adolescente para lancha desgovernada e impede acidente em lago nos EUA

    Imagens gravadas por quem estava no local mostram jovem de 17 anos saltando de um jet em direção ao barco que rodopiava sem condutor

    Público do Brasília Boat Show tem desconto exclusivo em hotéis parceiros; saiba como funciona

    Visitantes do evento náutico, que atraca pela primeira vez no Lago Paranoá, poderão desfrutar de condições especiais no momento da reserva

    Navio de pesquisa de 1962 é capaz de “ficar de pé” no mar; assista em ação

    Quando na vertical, paredes internas viram pisos e móveis são adaptados para a nova posição

    Na dúvida de qual jet comprar? Confira modelos da Sea-Doo para cada necessidade

    Empresa conta com opções que atendem desde iniciantes no universo náutico até apaixonados por velocidade ou pesca