Mistura de jet com lancha, o novo Saxdor é uma espécie de “scooter da água”

Com a promessa de oferecer algo diferente para a indústria náutica, o designer Sakari Mattila decidiu criar um estaleiro, o Saxdor Yachts, com sede na cidade de Espoo, na Finlândia. E construir vários modelos de barcos, de 20 a 30 pés de comprimento.
O objetivo, segundo ele, é criar um barco para cada bolso. O primeiro lançamento é esse aqui: o Saxdor 200 SPORT, de 20 pés, que, na definição de Mattila, passa a ocupar uma categoria nova: a das “scooter da água”.
Como é que é? Simples: uma combinação de lancha com jet. Ou: “A conveniência e facilidade de pilotar de um jet com o conforto e a segurança de uma lancha compacta”, como explicou o próprio designer finlandês.
Com 5,94 metros de comprimento e 2,29 m de boca, o Saxdor 200 Sport pesa 700 quilos (sem o motor), tem um grande convés de proa e, na versão padrão, vem com um banco de três lugares (assentos individuais em linha indiana, semelhante a uma scooter ou a um jet).
Já na “versão lancha”, de quatro lugares, o banco em linha é substituído por dois, ambos com assentos duplos, um no comando e outro logo atrás. No teto, tanto em um modelo como em outro, o estaleiro oferece as opções de targa, bímini ou T-top.
Na motorização, o Saxdor 200 Sport vem equipado com um Mercury de 100 hp, com o qual atinge 34 nós de velocidade máxima. O preço? Cerca de € 22 000. Para quem deseja mais desempenho, o estaleiro oferece o modelo Saxdor 200 Pro Sport, com 170 hp de potência, que pode alcançar até 45 nós, segundo o estaleiro.
Apesar de já estar à venda, o barco só será lançado oficialmente em setembro, no Cannes Yachting Festival 2020.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco
As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la
Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores
Embarcação offshore se chama SOV 7017, e foi a grande novidade da construtora Damen em evento na Holanda