Monotipos

Por: Redação -
24/11/2014

Em um belo dia de sol e com vento sul com 10-14 nós de intensidade (entre 20 e 25 km/h, aproximadamente), o Iate Clube de Santa Catarina sediou neste domingo o segundo e último dia da oitava etapa da Copa Veleiros de Monotipos, que apontou também os campeões estaduais de Laser e Optimist, na Sede Oceânica, em Jurerê.

As disputas contaram com um bom número de competidores. Além da Laser e Optimist, o evento contou ainda com regatas de Snipe. Na Optimist, os campeões da Estreante e Veterano foram definidos após a soma de duas etapas: a primeira realizada em Itajaí (setembro) e a segunda no Iate Clube de Santa Catarina.

Na Optimist Estreante, Samer Kayali e Thiago Canto protagonizaram um duelo equilibrado. Thiago chegou ao último dia de regatas com dois pontos de vantagem, mas em um dia perfeito Samer venceu as duas regatas e acabou tirando a diferença, confirmando o título da classe com apenas um ponto de frente para o adversário. Daniel Maciel completou o pódio do estadual em 3º.

Já na Optimist Veterano, a disputa foi entre Guilherme Berenhauser e Rafael Servaes. Rafael venceu a primeira regata do dia e foi 3º na outra, mas viu Guilherme manter a boa média de resultados (um 2º e um 6º), sem conseguir tirar a vantagem do líder. Com isso, Guilherme comemorou o título da classe com quatro pontos de vantagem. Em terceiro ficou Luca Miguel.

Além dos campeões na Optimist, a oitava etapa da Copa Veleiros de Monotipos definiu também os títulos estaduais de Laser Standard, Radial e 4.7. Na Laser Standard, Alex Veere teve bons motivos para comemorar seu aniversário neste domingo. Com vitórias nas duas regatas do dia, o velejador confirmou o título da temporada. Guilherme Pereira terminou em 2º e Bruno Fontes em 3º.

A Laser Radial proporcionou algumas das disputas mais emocionantes do dia. Atrás nas disputas, Maria Cristina Boabaid teve um ótimo domingo, vencendo as duas regatas do dia e assumindo a ponta na Laser Radial, com apenas um ponto de diferença sobre Henrique Back, vice-campeão, e dois de diferença para Larrisa Juk – terceira colocada.

Fechando os campeões estaduais, Daniel Martins venceu as duas regatas desse domingo na 4.7 e foi o grande vencedor do evento. Eduardo Silva ficou em segundo e Julietty Tesch terminou em 3º.

Encerrando as disputas do final de semana, a dupla Felipe Linhares/Eduardo Beirão velejou muito bem durante todo o fim de semana, vencendo as cinco regatas programadas para a oitava etapa da Copa Veleiros de Monotipos. Os resultados garantiram o título da classe Snipe para a parceria. Michel Durieux/Dionison Durieux foram os vice-campões e Alex Juk/Piero Furlan terminaram na terceira colocação.

Campeões estaduais 2014:

Samer Kayali – Optimist Estreante
Guilherme Berenhauser – Optimist Veterano
Alex Veeren – Laser Standard
Tina Boabaid – Laser Radial
Daniel Martins – Laser 4.7

Foto: Gabriel Heusi

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Copa Mitsubishi 2025: 1ª etapa começa com recorde e regatas canceladas por falta de vento

    São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana

    Homem que sobreviveu a naufrágio em 1871 embarcou no Titanic 40 anos depois do trauma

    Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar

    Dos 21 aos 42 pés: Lanchas Coral terá 7 barcos no Rio Boat Show 2025

    Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio

    Com 2º lugar em Los Angeles, Brasil garante sua melhor regata do SailGP

    Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália

    Bicho-preguiça é resgatado à deriva no mar do Guarujá; veja o vídeo

    O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima