Mundial ao vivo
Os veleiros da classe Soto 40, os mais modernos barcos one design da vela oceânica, já estão na praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), para o Mitsubishi Motors S40 World Championship. A competição, que será realizada entre 12 e 16 de abril, poderá ser acompanhada em tempo real, em qualquer lugar do mundo, através do site: mitsubishis40wc.com.br
Durante as provas, cada barco será equipado com um localizador padronizado, que enviará informações sobre a velocidade, localização, distância percorrida e possíveis penalidades acumuladas, além de saber simultaneamente a tática escolhida por cada uma das tripulações para conquistar a vitória. Um ingrediente a mais para acompanhar disputas entre tripulantes de diversos países que, juntos, somam 15 medalhas olímpicas e mais de 20 títulos mundiais.
“Para quem assiste a competições de vela da praia, às vezes fica um pouco difícil entender quem está em vantagem. Com essa tecnologia de gps, podemos mostrar exatamente onde está cada um dos barcos, para qual deles as condições de vento são favoráveis e quem escolheu a melhor tática para a regata. Tudo isso com alcance mundial, a um clique de distância”, explica Lucas Ezequiel Vescio, secretário oficial da classe Soto 40.
“Teremos tripulações de todo o mundo disputando regatas com barcos rigorosamente iguais. Em competições como essa, cada detalhe é importante e pode definir o vencedor”, explica Samuel Albrecht, velejador olímpico bicampeão da Semana de Vela de Ilhabela e tricampeão brasileiro de oceano, que competirá no Crioula 29, do clube Veleiros do Sul.
O Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship é uma das principais competições da categoria ao redor do mundo, reunindo tripulações de renome para disputas bastante acirradas a bordo do moderno veleiro Soto 40.
Com o conceito de one design, no qual todos os veleiros são idênticos quanto ao tamanho, peso e área das velas, a competição tem como objetivo destacar a capacidade e o talento de cada uma das equipes na hora de definir o vencedor.
Na primeira edição do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni.
As tripulações participarão de 10 regatas em barla sota e a equipe que conseguir manter a menor pontuação no acumulado geral será a vencedora. Uma característica marcante da competição é a ausência de descartes, que exige atenção dos participantes na hora de traçar suas estratégias e torna a regata ainda mais imprevisível. No final do campeonato, os três veleiros com melhor desempenho serão premiados.
Foto: Mathias Capizzano
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses