Temido navio que disparou primeiros tiros da 1ª Guerra vira museu flutuante

28/12/2021

Embarcações memoráveis costumam virar peça de museu. No caso do SMS Bodrog/Sava, devido à história que representa e ajudou a fazer, a opção foi outra: em vez de peça, essa verdadeira máquina de guerra é o próprio museu.

Construído em 1903 e lançado em serviço pela Marinha Imperial e Real Austro-Húngara em 1904, o Bodrog inscreveu seu nome na história no dia 28 de julho de 2014, quando o império austro-húngaro bombardeou a capital da Sérvia, Belgrado, naquele que é considerado o conflito inicial da 1ª Grande Guerra, que acabaria matando 20 milhões de pessoas. O canhoneiro que disparou os primeiros tiros estava no Bodrog.

Terminada a Grande Guerra, agora com o nome alterado para Sava, o navio passou a servir à Marinha KSCS (Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenas, mais tarde chamado de Iugoslávia). E lá foi ele fazer história novamente, desta vez como protagonista da 2ª Guerra Mundial.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para não perder vídeos exclusivos

Mas, tudo o que é solido um dia se desmancha no ar. Depois de ajudar a defender o Danúbio nos dois maiores conflitos mundiais, essa máquina de guerra teve uma trajetória descendente. Aposentado do serviço militar, em 1959 o Sava foi vendido a uma empresa privada, que o utilizou por pouco tempo como uma barca no transporte de cascalho. Até ser simplesmente abandonado, em uma margem de rio lamacento, em algum lugar da Sérvia.

Levaria anos até que, em 2006, o o famoso navio de guerra fosse finalmente declarado um monumento cultural. Foi quando começou o processo de restauração, que remonta à fase gloriosa do barco, supervisionado pelo Ministério da Defesa da Sérvia e pelo Museu Militar do país.

Restaurado e declarado Patrimônio Nacional pelo governo Sérvio, a embarcação centenária finalmente está começando uma nova vida, agora como um museu flutuante. Com o nome Bodrog/Sava gravado no casco, o barco flutua no rio Danúbio, perto de Belgrado, onde é admirado como testemunha viva das duas grandes guerras mundiais.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta sexta-feira (3) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Na belíssima Marina da Glória, "Mergulho Day" terá quatro nomes de peso falando sobre a prática

    Rio Boat Show 2024: assista à transmissão ao vivo do sexto dia!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Desfile de Barcos promete iluminar as águas do Rio Boat Show na noite desta sexta-feira (3)

    Destaques dos estaleiros navegarão na passarela náutica em espetáculo recheado de luzes e música ao vivo

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha de 16,6 pés sai a partir de R$ 147 mil