Navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, sofre acidente no Equador
O veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, sofreu um acidente nesta segunda-feira (18), em Guayaquil, cidade portuária no Equador. As imagens mostram o navio-veleiro se chocando contra uma ponte enquanto navegava. A embarcação estava em missão pelos países da América do Sul.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
A Marinha do Brasil (MB) informou que o acidente aconteceu às 15h (horário de Brasília), durante manobra no Rio Guayas, em Guayaquil-Equador, onde o Navio-Veleiro Cisne Branco colidiu com uma ponte, possivelmente devido ao efeito da correnteza. Um rebocador local, que apoiava o navio, emborcou durante esse movimento. Não houve acidente de pessoal. A Marinha do Equador, bem como autoridades locais, vêm prestando total apoio ao Cisne Branco. A MB apura as causas e circunstâncias do acidente.
Com 76 metros de comprimento e 31 velas, o Cisne Branco foi construído em Amsterdã, na Holanda, para a comemoração dos 500 anos do Brasil. A embarcação representa a Marinha em grandes eventos náuticos e contribui na formação de marinheiros. Apesar de ter sistema de tecnologia avançada, o modelo faz as manobras de convés e vela exatamente como ocorriam no século 19.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano