Nova regata europeia terá largada em junho entre as ilhas de Maiorca e Ibiza

Por: Redação -
08/05/2021

O estaleiro STB Palma (o principal centro europeu para reforma e reparos de veleiros) e a Marina Ibiza (uma das marinas mais exclusivas do Mediterrâneo), uniram forças para criar a mais nova regata europeia: a Ibiza Joysail Regatta.

Esta é a primeira regata de superiates a incluir uma corrida de 70 milhas náuticas entre as ilhas de Maiorca e Ibiza, e a primeira do tipo a ser organizada entre Ibiza e Formentera.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A Ibiza Joysail Regatta tem tudo para se tornar uma nova referência no mundo das regatas de alta performance, e promete uma competição emocionante de 4 dias.

O evento também decidiu recentemente aceitar equipes com barcos medindo menos de 80 pés de acordo com critérios técnicos; esta alteração será publicada em breve no Edital de Regata e será aplicada caso a caso.

O Club Náutico de Ibiza (que é o segundo porto mais antigo das Ilhas Baleares) também foi outro colaborador para que esse projeto pudesse sair do papel. A competição será acompanhada por uma agenda social para todos os gostos — tanto na água quanto em terra — para os proprietários, tripulações e convidados.

Ilhas Baleares - ibiza
Ilhas Baleares

O evento de quatro dias, que seguirá um protocolo de saúde para garantir a segurança de todos os envolvidos, marca um retorno bem-vindo às grandes corridas de iates em alguns dos destinos de vela mais emocionantes e divertidos do mundo.

Nicolás González, capitão do elegante Swan S/Y Nefertiti de 90 pés — desenhado por German Frers — já se inscreveu para a regata e destaca não só o grande apelo deste novo evento, mas os cenários extraordinariamente bonitos das corridas de Ibiza e Formentera também.

“No verão passado, passamos 45 dias navegando em Ibiza, Formentera e seus arredores, e eles realmente são lugares do paraíso”, disse o capitão.

Ilha de Formentera - Ibiza
Ilha de Formentera

“Realmente foi uma das minhas mais belas experiências de navegação a bordo do Nefertiti. É por isso que acreditamos que a regata Ibiza JoySail é uma boa iniciativa e uma excelente maneira de começar a temporada de 2021 a todo vapor. Espero poder navegar e nos divertir com alguns Maxis e Superiates”, completou.

Leia também

» Jorge Zarif estreia no Mundial de Finn 2021 em Portugal

» Robert Scheidt revela estratégia para conquistar, em Tóquio, sua sexta medalha olímpica

» Velejadores da Refeno fecham acordo para disputar rali na Amazônia

As entradas de barcos, como o extremamente competitivo 107 pés S/Y Open Season Wally, comandado por Hugo Ramon, só aumenta a emoção em torno do evento. O marinheiro tem experiências marcantes no seu histórico, como quando ele cruzou o Atlântico sozinho no Mini Transat 2005, com apenas 20 anos.

Sua vasta experiência em corridas será, sem dúvidas, um motivo para os altos níveis de adrenalina e espírito competitivo desta nova regata. Segundo Sebas Vidal, Coordenador Líder de Regatas do Clube Náutico de Ibiza, “o Clube está realmente ansioso para fazer parte deste evento e quer encorajar todos os Maxi e Superiates a virem e desfrutar do que será uma competição fantástica, dentro de um ambiente verdadeiramente único.”

Competição ibiza

O programa da regata terá início no dia 17 de junho de 2021, no Estaleiro STP, em Palma de Maiorca. A competição começa com uma corrida offshore, da Baía de Palma à ilha de Ibiza, e continuará nos três dias seguintes, com corridas costeiras nas águas de Ibiza e Formentera.

Ilha de Maiorca
Ilha de Maiorca

Daniel Marí, Diretor Executivo da Marina Ibiza ainda comentou que “para nós, este projeto é uma oportunidade única de mostrar o nosso pequeno paraíso e proporcionar aos apaixonados pelo mar a melhor vivência das nossas ilhas.”

“Como uma antiga terra de pescadores e corsários, somos grandes amantes do mar e da vela, e estamos convencidos de que este evento permitirá aos proprietários de barcos redescobrir águas onde é realmente maravilhoso navegar, além de desfrutar de um leque ilimitado de serviços de ponta, lazer e entretenimento”, concluiu.

Ilha de IbizaJoan Rosselló, gerente do Estaleiro STP Palma (onde ficará o centro de reparos técnicos em que a maioria das equipes está preparando seus barcos para a competição) foi inicialmente atraído para o evento por seu principal fator de diferenciação: “Em Maiorca existem muitas — e muito importantes — regatas, mas nenhuma que inclua uma corrida de passagem de 70 milhas entre uma ilha e outra. O STP é a base de reparos para muitas equipes de corrida, e até mesmo hospedamos algumas regatas com uma longa história internacional, por isso decidimos apoiar a ideia desde o início”.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ilhabela deve ganhar 1ª usina de dessalinização de água de São Paulo em 2026

    Projeto prevê aumento de 22% no volume de água tratada no município, atendendo mais de 8 mil pessoas

    Descanso sobre as águas: hospedagem em barcos atracados é opção de lazer no litoral brasileiro

    Ideia dispensa a necessidade de carteira náutica e traz valores acessíveis para uma experiência pra lá de diferente

    Falkirk Wheel: conheça o elevador gigante para barcos que virou ponto turístico

    Construção na Escócia foi feita para driblar desnivelamento maior que um prédio de dez andares

    Ações de despoluição na Baía de Guanabara fazem vida marinha voltar às águas

    Expedições comandadas pelo Instituto Mar Urbano observaram mais animais na região e melhor qualidade da água

    Boat Show traz descontos exclusivos para hospedagem em Itajaí; conheça opções

    Parceria com dois hotéis garante conforto e condições especiais para visitantes do salão, que acontece de 4 a 7 de julho