Nova Schaefer 660 reúne qualidades dos modelos anteriores da marca, com mais espaço e modernidade

Por: Redação -
27/09/2019
Foto: Sky Sampa/Take Boom Produções

Sabe aquele conceito de gestão de qualidade segundo o qual “nada é tão bom que não possa ser aperfeiçoado”? Foi o que norteou o empresário Marcio Schaefer, comandante do estaleiro catarinense Schaefer Yachts, na concepção e construção da novíssima Schaefer 660, com flybridge, apresentada ao público durante o São Paulo Boat Show 2019, de 19 a 24 de setembro. Depois de lançar seu primeiro iate — o elogiado Schaefer 830 —, o dono (e projetista) do estaleiro que tem sede nas cidades de Florianópolis, Palhoça e Biguaçu decidiu voltar seus olhos novamente para a faixa de 60 pés, na qual reinava com a aprovadíssima Schaefer 640, já com 70 unidades entregues em seis anos (de 2012 a 2018). Para isso, desafiando a tese de que “em time que está ganhando não se mexe”, ele retirou a 64 pés de linha e investiu em uma lancha totalmente nova nesse segmento, agora com 20,36 metros de comprimento (66,7 pés). Sim, a Schaefer 660 é uma nova lancha, e não apenas uma versão alongada de sua antecessora. “Nela, reunimos as melhores características da 64 pés com tudo o que considero de melhor em meus 27 anos de projetista”, conta Marcio, que desde a fundação da Schaefer Yachts, em 1992, já construiu cerca de 3 500 barcos, de quase duas dezenas de modelos, de 19 a 83 pés.

O resultado é uma lancha de muito pedigree, que promete agradar em cheio aos amantes da marca, uma vez que traz todas as vantagens do modelo anterior (“inclusive o alto valor de revenda”, ressalta Marcio), com muito mais espaço e modernidade.
Por que a mudança, se tudo caminhava maravilhosamente bem? “Em mercados competitivos, as exigências dos clientes são crescentes. Por isso, é necessário estar sempre inovando, promovendo melhorias contínuas”, explica Marcio, que se diz bastante satisfeito com o seu novo projeto. Não é para menos.

De cara, a nova Schaefer 660 chama atenção pelo design. As janelas em curva combinam harmoniosamente com as linhas do casco. Sua característica mais marcante, porém, será a sensação de espaço transmitida pelo convés principal. A praça de popa é livre, plana e desimpedida. O segredo para isso está na versatilidade dos móveis: cadeiras deslocáveis, em vez de sofás fixos, que fazem com que o ambiente, que já é grande, pareça maior ainda. Entre a praça de popa e o salão haverá um único e grande living, sem degraus nem interrupções, a não ser uma porta de vidro quadripartida que, quando totalmente aberta, integrará os dois ambientes. Outro segredo para a Schaefer 660 ter um cockpit tão espaçoso foi abrir o convés lateralmente, nos dois bordos. São duas deliciosas plataformas laterais, de acionamento hidráulico (basta apertar um botão), apenas para sentar, relaxar e contemplar o mar. Tal solução ajuda a dar a sensação de que o barco é maior do que é.

Da popa para a proa, outro elemento diferenciador dessa 66 pés é que, em vez do tradicional solário, ela tem à frente uma verdadeira sala ao ar livre, com mesa desmontável que vira solário, tenda e suportes — equipamentos que, quando não estiverem em uso, terão à disposição um paiol próprio. Por sua vez, o flybridge, com espaço para dez pessoas, oferece uma autêntica área de lazer. Do jeito que os brasileiros gostam. Além disso, o comando interno tem um bonito painel diferente, flutuante, e tanto a poltrona do piloto quanto a do acompanhante são revestidas de couro legítimo.

No convés inferior, outro show de conforto. São quatro camarotes, com pernoite para oito pessoas, e três banheiros, sendo que a suíte máster ocupará toda a largura do casco à meia-nau, de 5,05 metros. O acesso a essa suíte será feito por meio de uma entrada privativa existente no salão (uma escada individual), a boreste — é o primeiro barco da Schaefer Yachts com esse diferencial, comum em algumas lanchas feitas na Europa. Tem também um camarote para dois marinheiros, na popa. E todos os camarotes do convés inferior são contemplados com enormes janelas, quase rentes à linha d’água.
A cozinha também fica na entrada do salão, só que a bombordo, com uma grande bancada, pia e fogão, além de espaço para uma geladeira de 450 litros! A mesa de refeições fica mais adiante, a boreste do salão.

Com iluminação natural abundante propiciada pelas enormes janelas laterais e um para-brisa inteiriço que avança até o posto de pilotagem, este barco reflete claramente a intenção do estaleiro em dar leveza aos ambientes de convivência social.
Para completar, a plataforma de popa submergível — exigência dos brasileiros para ficar pertinho do mar — conta com um móvel gourmet embutido de acionamento elétrico (basta apertar um botão para avançá-lo ou recolhê-lo), além de escadas de acesso à praça de popa dos dois lados. O espaço funciona como uma espécie de varanda, com mesa, churrasqueira e água doce. Merece destaque também um detalhe que não aparece claramente nas imagens em 3D: a qualidade da construção. Em outras palavras, é produzida em série e 100% pelo sistema de infusão.

Por usar o sistema de infusão durante a construção, a Schaefer 660 promete ser uma das melhores lanchas brasileiras em termos de laminação. Isso significa uma navegação mais eficiente, ou seja, veloz e econômica. Além disso, o casco tem um V profundo, de 17 graus, próprio para enfrentar mar grande. Na motorização, dois Volvo IPS 1 050, de 800 hp cada; ou dois Volvo IPS 1 200, de 900 hp cada, e o tanque de combustível tem capacidade para 2 600 litros de diesel. Com isso, a expectativa de Marcio Schaefer é que a lancha alcance 26 ou 27 nós na velocidade de cruzeiro, com 32 ou 33 nós de máxima. A Schaefer 660 chega ao mercado para concorrer diretamente com dois modelos de lanchas cabinadas com flybridge: a Intermarine 66 e Azimut 62. Segundo o comandante do estaleiro, já tem cinco unidades vendidas, e a Schaefer tem estrutura para construir uma por mês.

Fotos: Matheus Fugazza

Antenado com tudo o que acontece no mundo náutico, aqui e lá fora, Marcio Schaefer tem outra lancha pronta para sair do forno: a Schaefer 770. E trabalha no projeto de um barco destinado à exportação, cujo modelo ainda não pode revelar. Depois disso, já com o nome de seu estaleiro consolidado internacionalmente, o que será que ele ainda aspira nesta vida de grandes vitórias? “O que me move é fazer sempre melhor. Já temos uma linha de produção toda verticalizada — ou seja, fazemos tudo dentro da nossa fábrica — e oferecemos lanchas de 30 a 83 pés. Eu poderia pensar em fazer um barco maior, mas não queremos. Seria necessário aumentar muito a estrutura do estaleiro, e não vale a pena. Então, prefiro focar em fazer o que há de melhor em termos de construção náutica. É daí que vem a minha realização”, revela. O resultado são projetos modernos e muito criativos. A Schaefer 660 promete ser uma boa prova disso.

https://www.instagram.com/tv/B2uNq_fn_jj/

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta sexta-feira (3) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Na belíssima Marina da Glória, "Mergulho Day" terá quatro nomes de peso falando sobre a prática

    Rio Boat Show 2024: assista à transmissão ao vivo do sexto dia!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Desfile de Barcos promete iluminar as águas do Rio Boat Show na noite desta sexta-feira (3)

    Destaques dos estaleiros navegarão na passarela náutica em espetáculo recheado de luzes e música ao vivo

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha de 16,6 pés sai a partir de R$ 147 mil